Uma iniciativa muito fofa movimentou os corredores da maternidade de dois hospitais em Goiás. Com direito a roupa e chapéu de palha, os bebês recém-nascidos ganharam um ensaio fotográfico vestidos de caipiras e o resultado ficou muito lindo.
O “Arraiá Baby” tomou conta do ambiente pela doçura, sensibilidade e muita graça. As famílias, que aprovaram a iniciativa, também comemoraram e agradeceram o resultado das fotos, que foram produzidas no Hospital Vasco do Rosário Melo (HEL) em Luziânia e no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento, na capital goiana.
O ensaio foi produzido na última sexta-feira, 23. A ideia ganhou o apoio da Comissão de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
A iniciativa
Em Luziânia, o show de encanto e delicadeza foi uma ideia da gerente assistencial do HEL, a enfermeira Ana Carolina Sampaio Garcia. Segundo ela, foi a forma encontrada para descontrair mães e acompanhantes, transformando o hospital em um ambiente mais humano.
Já em Goiânia, a iniciativa partiu de outra enfermeira, Sílvia Angélica, coordenadora da equipe do Alojamento Conjunto (Alcon). De acordo com ela, uma forma de contribuir com os pais que passam “por dias intensos e difíceis” durante o período de internação.
Um espetáculo à parte
Os bebezinhos usaram os adereços, que seguiram os protocolos de segurança e saúde, mas nem por isso de menos fofura. Teve até imitação de fogueiras de São João!
“Ver os bebês e as mães enfeitados enche os olhos de alegria e todos se divertem”, afirmou Ana Carolina, que organizou a festa.
As alas de internação do Centro Obstétrico foram enfeitadas e os bebês se transformaram em e “caipirinhas”.
Por todos os lados, havia papéis imitando fogueiras de São João, a ordem é humanizar o ambiente.
Havia até imitações de quentão, espigas de milho e outras comidas típicas de festas juninas.
“É um momento que muda a rotina do ambiente hospitalar e traz alegria e satisfação para os pais. Uma ação de humanização que preza por uma melhor qualidade na assistência prestada aos pacientes e familiares”, destacou Sílvia Angélica.
Leia mais notícia boa:
- Pé de moleque gigante para a maior festa junina do Planeta: 25 metros
- Festas juninas agora são patrimônio cultural brasileiro. É lei!
- Professora adapta vestido de festa junina para aluna com deficiência dançar; Vídeo
Clima de festa
As mães e os pais aprovaram a iniciativa.
“Achei maravilhoso! Ficará marcado esse momento, só gratidão”, afirmou Ana Carolina Nunes, de 25 anos, mãe da pequena Ana Laura, que nasceu de 34 semanas de gestação e está internada para ganhar peso.
“Achei espetacular! Muito bom ter a oportunidade de fazer um ensaio com minha filha e receber as fotos para guardar”, afirmou Rosilene de Almeida, de 22 anos, mãe da pequena Sarah Yussef, que nasceu de 31 semanas de gestação e aguarda alta até ganhar peso.
As famílias dos recém-nascidos foram presenteados com as fotos do ensaio do hospital de Goiânia.
Com informações de Agência Cora, Secretaria de Saúde de Goiás, O Dia, O Popular