Tá esperando o Prouni 2023? Então corra porque as inscrições para bolsas gratuitas começam nesta terça, 27, e vão terminar ainda esta semana. O prazo vai até sexta, dia 30.
O Programa Universidade para Todos está sob responsabilidade do Ministério da Educação e concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.
Pasra se inscrever entre no meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni (link abaixo).
Como fazer as inscrições para o Prouni 2023
O candidato para se inscrever no processo seletivo do Prouni precisa preencher alguns pré-requisitos, como ter participado da edição de 2021 ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
É necessário ainda que tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem. A inscrição também exige que a nota na redação do exame seja superior a zero.
Em caso de empate ou eventual pré-seleção, o Ministério da Educação anunciou ainda que utilizará a edição do Enem em que o participante obteve o melhor fins de classificação no processo seletivo do Prouni.
De acordo com dados recentes do ministério, 574.548 estudantes se candidataram na última edição do programa. Como cada participante tem direito a escolher dois cursos, foram registradas um total de 1.104.509 inscrições.
Leia mais notícia boa
- Prouni: inscrições vão de 27 a 30 de junho. Põe na agenda
- Região Nordeste tem maior número de notas mil na redação do Enem. Sabia?
- Gil do Vigor vai dar aulas de matemática gratuitas para o Enem pela internet
Prouni
O Prouni foi criado em 2004 por meio do Projeto de Lei (PL 3582/2004) de autoria do Poder Executivo Federal. O programa foi instituído no ano seguinte pela Lei n° 11.096 de janeiro de 2015, “que regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior”.
O programa oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior que tenha concluído os estudos, preferencialmente, em escolas públicas.
Mais informações no site oficial, clicando aqui.