Bard, o ‘ChatGPT do Google’ já está disponível no Brasil. Testamos!
O Bard, um concorrente do ChatGPT criado pelo Google, chegou ao Brasil e o site já pode ser acessado desde já! A inteligência artificial (IA) vem com recursos similares ao de seu concorrente, como organizar planilhas, criar roteiros de viagem e montar rotina de estudos.
A IA está disponível em 40 línguas até agora e tem um modelo de linguagem PaLM 2. Além do site, a aplicação também pode ser acessada nos celulares.
O Bard tem cinco tipos de respostas e é uma ferramenta totalmente gratuita. Para começar a usufruir da novidade, basta acessar o site oficial (bard.google.com) com uma conta Google e enviar os comandos para o chatbot. Fizemos o teste dele. Veja abaixo.
Funcionamento
Sendo muito similar a outras ferramentas já disponíveis no mercado, o Bard tenta ao máximo reproduzir pessoas escrevendo mensagens.
A ferramenta é toda treinada usando informações disponíveis na internet, mas o Google faz uma ressalva: o serviço por vezes pode fornecer dados não tão precisos.
O histórico de interações entre o usuário e o Bard ficam armazenados, mas é possível excluí-los tocando no ícone da lixeira que aparece ao lado das conversas.
Leia mais notícia boa
- Google lança IA para provar roupa antes de comprar online: provador virtual
- Google vai traduzir letra de médico com nova tecnologia de IA
- Passagens aéreas mais baratas? Sim. Novo recurso do Google vai ajudar
Testamos o Bard
O Só Notícia Boa não perdeu tempo e fez vários testes no aplicativo. Os resultados foram incríveis!
Perguntamos para ele um itinerário de 3 dias de viagem de Vitória, Espírito Santo, para um passeio em Minas Gerais.
Em menos de 10 segundos já tínhamos na nossa tela todo um roteiro dividido em dias e horários, inclusive com dicas de pontos turísticos.
“No primeiro dia explora o centro histórico de Ouro Preto, que é um Patrimônio Mundial da Unesco. Depois visite a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, o Museu da Inconfidência e o Museu da Arte Sacra”, disse o bot.
E não para por aí, o Bard também ajudou a arrumar nossas malas de Vitória para Minas Gerais.
Foram feitas sugestão de não esquecer os documentos da viagem, roupas leves, sapatos para caminhar e para sair à noite. Além de celular, carregador para os aparelhos eletrônicos e livros para relaxar durante o passeio.
Sugestões de comida
O bot também pode dar aquela ajudinha nos dias de preguiça quando você não quer cozinhar.
Pedimos sugestões de jantares rápidas e fáceis, e mais uma vez fomos atendidos.
A máquina compartilhou 5 sugestões de cardápio já com as receitas: macarrão com molho de tomate; peixe grelhado com salada; omelete; sopa e sanduíche. Bom, né?
Experimental
Apesar de os testes terem sido um sucesso, o Bard, concorrente do ChatGPT, segundo o Google, ainda está em fase experimental.
O objetivo é recolher feedbacks, que são revisados por um time de pessoas treinadas, para otimizar ainda mais a aplicação.
Erros como alucinações ou até mesmo preconceito, são comuns de acontecerem quando se usa inteligência artificial. Isso porque as IA ‘s usam grandes bases de dados, que podem conter conteúdos enviesados.
Abaixo, veja um texto criado totalmente pelo Bard!
“Olá, leitores do Só Notícia Boa!
Espero que estejam bem e com muita energia para começar a semana.
Estou escrevendo para desejar a todos uma ótima semana, cheia de coisas boas. Que vocês possam aproveitar cada momento, aprender e crescer, e fazer a diferença no mundo.
Sei que nem sempre é fácil encontrar boas notícias, mas aqui no Só Notícia Boa estamos comprometidos em espalhar otimismo e esperança. Acreditamos que o mundo é um lugar bom, e queremos mostrar que sempre há coisas boas acontecendo, mesmo nos momentos mais difíceis.
Por isso, espero que vocês aproveitem nosso site para se inspirar, aprender e se divertir. E que vocês possam levar um pouco de esperança e otimismo para todos os lugares que vocês forem.
Boa semana a todos!”
Obrigado Bard, adoramos!
Com informações de Tech Tudo.