Brasileiro de 16 anos é medalha de prata na Olimpíada de Matemática (EUA)
Um estudante brasileiro de 16 anos foi premiado com a medalha de prata na Olimpíada Copernicus de Matemática, em Nova Iorque (EUA). Ao todo, o adolescente já ganhou 20 medalhas, fera demais, né?
Gabriel Barbosa é paraense, estuda em uma escola particular de Belém e é um craque quando o assunto é matemática.
Para participar da etapa internacional, o adolescente teve que primeiro, ganhar medalha na etapa nacional, o que deixou a família super orgulhosa.
Paixão pelas exatas
O interesse pela área de exatas vem de família, os pais, são da área de Tecnologia da Informação.
Ana Carolina Barbosa, de 39 anos, mãe de Gabriel, disse que o adolescente é muito estudioso e se tornou destaque na escola onde estuda.
“Ele sempre gostou de matemática. Acho que puxou um pouquinho dessa paixão por ciências exatas. Na escola é um excelente aluno e vem ganhando espaço cada vez mais nas olimpíadas de conhecimento deste ano. Ele estuda muito todos os anos”, disse a mãe.
A competição
A 4° Olimpíada Copernicus de Matemática teve como sede a Universidade de Columbia. A prova foi realizada no último dia 11, e o resultado saiu no dia seguinte.
Gabriel teve que dar duro para faturar a medalha para casa, ao todo, mais de 500 estudantes de todo o mundo disputaram a competição.
Leia mais notícia boa
- 12 estudantes de escolas públicas premiados na olimpíada de matemática. Só fera
- Brasileiro superdotado de 9 anos vai disputar Olimpíada de Matemática nos EUA
- Brasileiro de 15 anos fatura medalha em olimpíada internacional de matemática
Família acompanhou
A família do brasileiro que foi medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática, acompanhou tudo por uma live do Instagram aberta pelo professor do estudante.
No momento do anúncio, a emoção tomou conta.
“Foi uma emoção enorme para mim e para o pai. Estávamos assistindo a live no Instagram que um professor estava transmitindo. Quando falaram o nome dele, gritamos, pulamos, foi muita emoção”, disse Ana Carolina.
O garoto tem parentes em pelo menos quatro estados do país. Todos estavam ligadíssimos na olimpiada.
“Os familiares acompanharam de Minas Gerais, Sergipe, Acre e no Pará, todos muito emocionados com a conquista merecida dele”, explicou a mãe.
Sonho
Gabriel é jovem e tem um futuro brilhante pela frente.
Professores e a coordenação da escola, onde ele estuda, elogiaram bastante a dedicação dele aos estudos.
Quanto ao curso superior que quer seguir, Gabriel já sabe, e tem até o local.
“O sonho dele é fazer Ciência da Computação na The University of British Columbia, no Canadá”, afirmou a mãe.
A dedicação do garoto já rendeu vários prêmios, só esse ano Gabriel foi medalha de bronze na Singapore e Asian Schools Math Olympiad; medalha de bronze na Copernicus Olympiad Mathematics; medalha de bronze em grupo na segunda Olimpíada Nacional em História do brasil e bronze na American mathematics Olympiad.
Com informações de O Liberal