Um jovem brasileiro ganhou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que aconteceu no último dia 13 em Shiba, Japão. Era a primeira vez dele no torneio!
Matheus Alencar de Moraes, de 16 anos, é o responsável pelo feito. Ele foi o primeiro cearense a ser contemplado com a premiação no evento, e a rotina até o prêmio envolveu longas horas de estudo e preparação.
O garoto, que estuda no Colégio Farias Brito (CE), viajou acompanhado de amigos, que também participaram da competição. Além dele, mais dois alunos conquistaram medalhas. Rodrigo Salgado, ganhou medalha de prata, e Luiz Felipe Giglio, ficou com o bronze.
Rotina
Ganhar a maior Olimpíada Internacional de Matemática não é nada fácil, e a preparação de Matheus começou bem antes da viagem.
O jovem explicou que estudava 10 horas por dias, e contou com o apoio de sua mãe.
Tudo começou em 2019 na Olimpíada Rioplatense, foi lá que o garoto decidiu que iria se dedicar para a IMO.
A missão estava dada, e desde então Matheus dedicou foco total para conseguir alcançar o objetivo.
Pesou também o fato do garoto ter um vasto currículo com participações em competições nacionais e internacionais. A primeira olimpíada dele foi aos 11 anos!
Leia mais notícia boa:
- Brasileiro de 16 anos é medalha de prata na Olimpíada de Matemática (EUA)
- 12 estudantes de escolas públicas premiados na olimpíada de matemática. Só fera
- Brasileiro de 15 anos fatura medalha em olimpíada internacional de matemática
É ouro!
Sobre o feito de ser o primeiro cearense a ganhar medalha de ouro na competição, ele explicou:
“Eu diria que é uma sensação bem legal. É uma experiência muito diferente, viajar, conhecer pessoas diferentes e do mundo inteiro. É uma conquista muito boa, consegui uma medalha de ouro logo na minha primeira participação. Fico muito feliz de poder representar o Ceará”.
E não pense que ele parou por aí, o menino agora quer participar mais duas vezes da competição antes de se formar no colégio.
No início, a matemática não era o campo de estudo favorito do rapaz, mas logo se tornou uma paixão.
“Desde que comecei a estudar de verdade e entender o que eu estava fazendo eu tenho essa paixão”.
Colhendo os frutos
A mãe e advogada Marcele Caroline Maciel de Alencar, explicou que nada veio fácil.
“Foram muitos investimentos para que a gente começasse a colher frutos agora”, disse.
Matheus perdeu o pai quando tinha apenas três anos de idade, e de acordo com a mãe, a vitória do garoto é uma forma de homenagear todos aqueles que ajudaram a cuidar dele.
“Nosso papel é pavimentar essa estrada e fomentar essa estrutura para que ele possa se concentrar nesse resultado e nos sonhos que ele tem. Não caiu a ficha ainda da importância dessa medalha. A gente ainda tem cenas dos próximos capítulos, mas é a certeza de um trabalho bem feito”, comemorou.
Equipe Brasileira
Além de Matheus, o jovem brasileiro que ganhou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, viajaram na delegação brasileira os estudantes Rodrigo Salgado, Luiz Felipe Giglio, Rodrigo Porto, Leonardo Fakhreddine, Eduardo do Nascimento e Felipe Makoto.
O time foi liderado pelos professores Edmilson Motta e Samuel Barbosa.
Ao todo, eles trouxeram seis medalhas: uma de ouro, duas de prata e três de bronze.
Com informações do Diário do Nordeste