Aluna de ensino público, uma jovem, de 22 anos, de Brasília (DF) obteve uma vitória para poucos. A brasileira foi aprovada no mestrado na Europa – Alemanha, Bélgica e Suécia -, com bolsa de estudos pelo programa Erasmus Mundus.
Maria Victória Luz, formada em biotecnologia pela Universidade de Brasília (UnB) com auxílio de assistência estudantil, fez o ensino básico na rede pública. Mas jamais deixou que as dificuldades impedissem os planos dela.
“Aos 13 anos eu já pensava em criar coisas inexistentes”, disse a estudante, aprovada no curso superior em 2016, na Universidade Federal do Ceará (UFC), depois transferida para a UnB. Para custear as despesas, Maria Victória precisa de ajuda.
Determinação e garra
Com determinação e garra, Maria Victória, oriunda do ensino público, é do tipo que agarra as oportunidades e não desiste.
Ao saber dos valores para custear as despesas, a estudante foi nas redes sociais pedir ajuda.
“Fui aprovada na bolsa de mestrado dos meus sonhos, mas nada vem fácil. Até chegar no meu destino em agosto, preciso custear várias coisas como documentações, passagens, visto, medicações, especialmente porque os meus recursos atualmente são direcionados a um tratamento de doença autoimune que enfrento.”
Em seguida, a jovem, que sabe das adversidades envolvendo o ensino público, ressaltou que: “Não irei desistir e conto com vocês para tornar o mundo mais sustentável e justo”.
Desafios até a conquista
Com pai garçom e mãe dona de casa, Maria Victória percorreu uma longa trajetória para conquistar a bolsa de pós-graduação na Europa.
Moradora da região do Novo Gama (DF), a estudante enfrentava duas horas de ônibus todos os dias para chegar à UnB. Também teve de recorrer ao programa de assistência estudantil para estudar.
Nas redes sociais, Maria Victória posta imagens das conquistas. Pouco menciona as dificuldades, mas ela sofre de um tumor na hipófise, que ainda está em tratamento, e recebeu o diagnóstico de fibromialgia.
Muitos planos
Independentemente das dificuldades, Maria Victória tem mil e um planos.
A pesquisa da estudante se concentra em buscar alternativas para garantir o acesso universal à água potável.
Preocupada com as mudanças climáticas, a estudante é uma árdua defensora do meio ambiente e propostas sustentáveis para a sociedade.
Leia mais notícia boa:
- Jovem do MA que passou em 5 universidades nos EUA se preparava há 10 anos
- Brasileiro superdotado é aprovado para estudar em Harvard e Oxford
- Gênio de 14, aprovado em 11 vestibulares, tem desempenho incrível na universidade
Sonho de estudar fora
Outra brasileira que arrebentou em processos seletivos para universidades estrangeiras foi a Hayâssa.
Do interior do Maranhão, ela acaba de ser aprovada em cinco universidades nos Estados Unidos!
Ela ganhou uma bolsa de U$ 40 mil, mas esse valor não cobre todos os custos que a jovem precisa para se manter por 1 ano no país.
Após o primeiro ano de estudo, a Hayêssa terá autorização para trabalhar na própria universidade e custear sozinha a mensalidade.
Hayêssa é esforçada e cheia de vontade. Vamos ajudá-la?
Doe pelo PIX bolsa-faculdade@sovaquinhaboa.com.br ou no site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui.
Imagens:
Ver essa foto no Instagram