Um top 50 com as cidades mais musicais do mundo, entre elas uma brasileira, foi divulgado na última semana pelo site especializado em revenda de ingressos para shows e festivais, SeatPick.
O Brasil está muito bem representado por Salvador, a única cidade do país entre as 50 do mundo. A capital da Bahia ficou em destaque com 11 espaços para curtir aquela sua banda favorita, além de ser uma das melhores para curtir a cena musical diversificada e vibrante.
Entre os critérios utilizados pelos especialistas do site, estão o número de locais onde rolam músicas nas cidades, os próximos festivais e lojas de discos de vinil e instrumentos musicais.
Sorria, você está na Bahia
E lá, em Salvador, que você realmente compreende que o baiano é um povo a mais de mil, agora comprovado pelo SeatPick.
Entre os 11 lugares citados pelo site estão a Arena Fonte Nova e a Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Salvador ficou em 46° posição da lista.
Os especialistas ainda elogiaram o ambiente musical da cidade, com um ambiente genuíno e repleto de emoção.
Não é por menos, né? O estado de Caetano, Gil, Bethânia, Gal, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Olodum, Timbalada e tantos outros, jamais poderia ficar de fora.
Leia mais notícia boa
- Jorge Amado: a estrela do Carnaval de Salvador
- Claudia Leitte “voa” sobre o Carnaval de Salvador: homenagem a Madonna
- Anitta ajuda ambulante e fã roubado em bloco no Carnaval de Salvador. Vídeo
Prefeitura comemora
Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito Bruno Reis, comemorou muito o ranking das cidades mais musicais do mundo, principalmente pela única cidade brasileira ter sido Salvador.
“Somos a capital da música e da alegria! Que orgulho nossa cidade ser a única representante do Brasil no ranking das cidades mais musicais do mundo. Isso é mais uma comprovação de um trabalho planejado e preocupado em colocar Salvador novamente como destino para o mundo inteiro”, comemorou em uma rede social.
Bruno ainda lembrou algumas ações da prefeitura no último ano. “Criamos um calendário organizado de eventos, além da construção do novo Centro de Convenções, o museu Cidade da Música e a Casa do Carnaval”, lembrou.
Vai uma musiquinha aê?
Junto com Salvador, aparecem Londres, Los Angeles, Chicago, Nova Iorque e outras 45 cidades.
O SetPick realizou um grande estudo na internet para encontrar os melhores locais de música no mundo.
Para o número de festivais entre 2023 e 2024, uma análise no Music Festival Wizard. Já o número de shows ao vivo foi retirado do Songkick.
Lojas de vinis, instrumentos e música em geral foram obtidos com uma consulta no Yelp, Google Places e VinylWorld.
Com esses dados em mãos, o SetPick traçou uma porcentagem, fornecendo uma pontuação total de 10, classificando-os na ordem da pontuação mais alta para a mais baixa.
O propósito do ranking foi apenas um. “Queremos descobrir onde no mundo estão os melhores lugares para os aficionados em música visitarem e morarem”, disseram na página oficial.
Com informações de Correio 24 Horas, Bahia Notícias, Alô Alô Bahia e SeaPick.