Um homem, de 45 anos, paralisado, desde 2020, após um mergulho, recupera os movimentos graças à Inteligência Artificial (IA). O caso está sendo considerado um verdadeiro milagre até mesmo pelos médicos responsáveis pelo tratamento. Ele já mexe braços e mãos.
Keith Thomas, de Massapequa, Long Island, nos Estados Unidos (EUA), vive este momento de retorno das sensações depois de conectar dispositivos ao cérebro com ajuda de computadores. A experiência é conduzida no Institute for Medical Research de Manhasset.
O caso do norte-americano paralisado, há 3 anos, que recupera os movimentos é considerado “pioneiro” e acende a possibilidade de tratar e até mesmo curar doenças, como cegueira, surdez, paralisia cerebral e Parkinson.
O acidente durante o mergulho
Keith se acidentou durante o verão de 2020, quando sofreu lesões no pescoço e na coluna enquanto mergulhava na piscina de um amigo.
O homem desmaiou debaixo da água e quando acordou, soube que estava paralisado.
O porquê de ele ser o escolhido
O amor de Keith pela vida, pelas pessoas e a determinação excepcional o transformaram em candidato ideal para a experiência, segundo a equipe de especialistas.
Para o diretor do Laboratório de Mapeamento do Cérebro Humano do Instituto, Ashesh Mehta, o homem tinha algo de diferente.
“Havia algo especial sobre Keith”, afirmou o médico. “Sabíamos que ele tinha a força, a atitude certa, a perseverança para fazer o que é necessário.”
Mais de 15 horas de cirurgia
Para acoplar o homem paralisado ao sistema, foi necessária uma cirurgia de alta pressão de 15 horas.
“A cirurgia tinha que correr perfeitamente. Não havia espaço para erros”, acrescentou Mehta. “Só há uma maneira de acertar e um milhão de maneiras de estragar tudo.”
Após a cirurgia, Keith comemorou o fato de segurar a mão da irmã.
“Significa muito para mim que ele possa ter um vislumbre de independência”, disse Bennett. “Nós damos por certo o que poderíamos fazer, desde escovar os dentes até tomar um gole de água sempre que quisermos.”
Porém, Keith sabe que há ainda um longo trajeto pela frente.
“É um longo caminho para chegar a este ponto”, disse o homem que já consegue mover o braço direito até o rosto e que o próximo objetivo é escovar os próprios dentes.
Leia mais notícia boa
- Tetraplégica, Mara Gabrilli caminha com exoesqueleto e quer trazer para o Brasil
- Homem paralisado volta a andar com ajuda de dispositivo inovador; Vídeo
- Música favorita faz homem paralisado voltar a falar e andar. Veja!
Primeira vez
O professor do Instituto de Medicina Bioeletrônica e Feinstein, Chad Bouton, disse que esta é uma experiência totalmente inovadora.
“Esta é a primeira vez que uma pessoa paralisada recupera o movimento e a sensação ao ter seu cérebro, corpo e medula espinhal eletronicamente conectados”, afirmou.
Entusiasmado com as possibilidades que se abrem, o especialista é otimista.
“Poderíamos continuar a ajudar milhões de pessoas em todo o mundo e talvez com uma gama ainda maior de condições.”
Vamos ajudar Teresa
Vaquinha é para ajudar uma garotinha de 7 anos com uma cirurgia de catarata congênita. Ela já perdeu a visão de um olho e está com o outro comprometido.
A vaquinha também é para comprar a casa para a família, que mora em um imóvel emprestado.
Doe pelo PIX ajuda-teresa@sovaquinhaboa.com.br ou no site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui
Assista ao vídeo do homem paralisado que recuperou movimentos com IA:
Com informações do ABC News