Duas meninas, de família de lavradores, conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a segunda maior olimpíada do Brasil. Elas são amigas de uma outra garota que conquistou a prata na disputa. Incrível o feito deste trio.
Isabella e Heloísa são irmãs e amigas de Keillany (foto acima). Elas estão no 8º e 9º ano da escola pública de Palmeirais, a 118 quilômetros (km) de Teresina, no Piauí, e moram na no povoado São Joaquim – a 42 km de distância da zona urbana de Palmeirais.
As meninas filhas de lavradores enfrentaram desafios diários para chegarem à escola, como a distância, a falta de recursos e o esforço para utilizar o transporte público da zona rural até o perímetro urbano. As aulas de reforço para participar da Olimpíada eram nos fins de semana. Mesmo assim, elas venceram.
Muita dedicação
As três meninas integram a equipe de estudos para olimpíadas científicas chamada, UEPCB Olímpica.
O grupo tem apoio dedicado dos professores Bruno Alef e Antônio Neves.
O projeto busca encontrar talentos na zona rural e proporcionar oportunidades para mudar suas vidas por meio dos estudos.
Segundo o professor Bruno Alef, a dedicação e esforço das alunas e dos professores foram fundamentais para o sucesso na Olimpíada de Astronomia, demonstrando que a paixão pelo conhecimento pode vencer qualquer obstáculo.
Para custear os estudos das meninas, o professor faz eventos, bingos, rifas e pix solidário para conseguir os valores necessários para custear as viagens para competições futuras.
Leia mais notícia boa
- Entre os melhores pesquisadores do mundo, 980 são brasileiros: veja!
- Ex-aluno brasileiro se torna diretor em Harvard: A UFSC foi fundamental
- Brasileiro ganha medalha de ouro na maior olimpíada de matemática do mundo
Homenagens
Na cidade de Palmeirais, de onde saíram as meninas, muita festa e homenagens.
“É com muito orgulho que compartilhamos mais uma conquista na área da educação em Palmeirais. Três alunas da Unidade Escolar Presidente Castelo Branco foram premiadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA”, anunciou a Prefeitura nas redes.
Nas redes sociais, a Prefeitura de Palmeiras foi adiante.
“Essa conquista é fruto do empenho, dedicação e talento dessas estudantes, bem como do apoio de toda a equipe educacional. Parabenizamos as alunas e suas famílias pelo esforço e comprometimento, assim como a escola pelo trabalho exemplar na formação acadêmica dos alunos.”
Vamos ajudar Hayêssa
Hayêssa é do interior do Maranhão e acaba de ser aprovada em cinco universidades nos Estados Unidos!
Ela ganhou uma bolsa de U$ 40 mil, mas esse valor não cobre todos os custos que precisa para se manter por 1 ano no país.
A vaquinha é para custear esse primeiro ano, já que depois ela poderá trabalhar.
Doe pelo PIX bolsa-faculdade@sovaquinhaboa.com.br
ou no site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui
View this post on Instagram
Com informações e do B1 e da OBA e Prefeitura de Palmeirais