Só Notícia Boa
Comercial

Brasileiro de escola pública é premiado em torneio internacional para jovens físicos

Renata Dias
07 / 08 / 2023 às 12 : 01
O brasileiro José Eleutério levou medalha de prata no torneio internacional para jovens físicos. - Foto: reprodução governo do Ceará
O brasileiro José Eleutério levou medalha de prata no torneio internacional para jovens físicos. - Foto: reprodução governo do Ceará

Um brasileiro de apenas 19 anos brilhou no Torneio Internacional de Jovens Físicos, o IYPT, considerado a Copa do Mundo de Física. A competição aconteceu agora em julho, na cidade de Murree, no Paquistão.

José Eleutério é estudante do 3° ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Juazeiro do Norte (CE), uma escola pública que é referência nacional por grupos de estudo e pesquisa.

Eleutério levou medalha de prata na competição e chamou atenção de todos presentes. O jovem quebrou um resguardo de 34 anos sem títulos para o Brasil e recebeu elogios até o Ministro da Educação, Camilo Santana, que também é cearense.

Comercial

Esforço que valeu a pena

A caminhada de José Eleutério rumo ao torneio internacional começou ainda em março, quando disputou, ao lado das colegas Ludmila de Oliveira e Cíntia Fernandes, a etapa brasileira, realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na cidade de São José dos Campos (SP).

Com a orientação dos professores Maurício Soares de Almeida e Rodrigo Queiros de Almeida, o estudante disputou a vaga na final com a equipe chamada  “Leite condensado de Bose-Einstein”.

Na ocasião, a equipe conquistou o prêmio de melhor escola pública e medalha de prata – garantindo a vaga para a disputa no Paquistão.

Interesse precoce

José Eleutério disse que o interesse pela física começou cedo na via dele, quando assistia a programas de televisão e lia os livros de ciência.

Para o estudante, o futuro também está ligado à Física. Segundo ele, não há dúvidas de qual curso escolherá quando terminar o ensino médio.

Nas redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou José Eleutério.

“Ele [José Eleuterio], depois de 34 anos, foi o primeiro jovem brasileiro de escola pública – ele é do Instituto Federal no Ceará – que ganhou um prêmio na área de física internacional, orgulhando a todos nós nordestinos, cearenses e brasileiros”, disse o ministro na web.

Estilo de vida

Durante a apresentação, o estudante se destacou ao mostrar a física como um estilo de vida e o quanto é apaixonado pela área.

Eleutério, que quer ser Físico quando terminar o ensino médio, também falou sobre a experiência fora do país.

“É uma oportunidade única, por ser um evento internacional. Minha participação foi possibilitada pelo desenvolvimento científico obtido no IFCE, inclusive nas atividades extracurriculares. Quero agradecer também às minhas colegas Cíntia e Ludimila, pois sem trabalho de equipe essa conquista não teria vindo”, disse o jovem.

Reconhecimento merecido

O professor Maurício, que acompanhou o jovem ao país asiático, também ressaltou o quão importante foi a presença do aluno na competição.

O docente lembrou que Eleutério foi o único membro da equipe brasileira que estudava em escola pública, e que é a primeira vez que um aluno com essas origens participa presencialmente da fase internacional da competição.

No Twitter, o ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou José Eleutério.

“Queremos um ensino integral de qualidade, que possibilite aos jovens do nosso país alçar voos cada vez mais altos. Assim como o José Eleutério, estudante do Instituto Federal do Ceará de Juazeiro do Norte, que ganhou a medalha de prata no Torneio Internacional de de Jovens Físicos, realizado no Paquistão. Estudantes, vocês podem ser o que quiserem! Parabéns, Eleutério! Viva a Educação pública brasileira!”, disse o ministro na web.

Competição diferente

O IYPT tem uma metodologia diferente de outras competições.

As sessões são chamadas Physics Fights – disputas que acontecem em rodadas de 50 minutos. No Paquistão, esses duelos da Física ocorreram exclusivamente na Língua Inglesa.

No lugar de disputas e competições, os alunos recebam problemas de física que devem ser resolvidos em equipe ao longo da preparação para o torneio e expostas as resoluções para o público [ver vídeo].

Foram meses de preparação, tanto para o torneio nacional como para o mundial.

No torneio, José Eleutério afirmou que aprendeu muito sobre o mundo e, apesar dos dias puxados de competição, também teve a oportunidade de visitar alguns pontos turísticos.

Leia mais notícia boa:

Estudantes brilhantes!

Assim como o Eleutério, a Hayêssa é uma estudante brilhante, super esforçada e cheia de projetos, apesar da idade.

Ela acaba de ser aprovada em cinco universidades dos Estados Unidos, todas com bolsa parcial, e viralizou nas redes ao pedir ajuda para custear o primeiro ano na faculdade norte-americana.

A jovem quer se formar em Psicologia e poder voltar ao Brasil para ajudar pessoas que precisam de apoio psicológico.

Do interior do Maranhão, Hayêssa solta alto e a gente também acredita nela!

Por isso, foi lançada uma vaquinha é para custear esse primeiro ano, já que depois ela poderá trabalhar.

Doe pelo PIX bolsa-faculdade@sovaquinhaboa.com.br ou no site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui

O cearense foi o único aluno do Norte/Nordeste a participar do time brasileiro - Foto: governo do Ceará
O cearense foi o único aluno do Norte/Nordeste a participar do time brasileiro – Foto: governo do Ceará

Com informações do IFCE

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial