Esse merece todo título de herói! Um homem arrisca a vida, viaja mais de 100 quilômetros e resgata 30 animais, que foram abandonados após um incêndio se alastrar em uma cidade inteira.
Ele contou que viu a ordem de evacuação e, imediatamente buscou uma forma de ajudar os pets. Morador de morador de Yellowknife, no Canadá, ele encheu a caminhonete de caixas e partiu em direção a Behchokǫ̀, onde ocorreu o incêdio.
“Quando chegamos à cidade as pessoas ouviram que estávamos resgatando cães, tivemos várias pessoas vindo até nós pedindo para pegarmos os bichinhos e levar para um local seguro”, explicou Jason.
O incêndio
O fogo se alastrou rápido e foi devastando a região de Behchokǫ̀. Felizmente, antes de maiores consequências, os moradores receberam um alerta.
As autoridades informaram aos civis que o local deveria ser evacuado antes que a calamidade se intensificasse ainda mais.
Quando ouviu isso, um homem resolveu enfrentar as consequências do incêndio e resgatar aqueles animais que ficaram abandonados em meio ao desespero dos tutores.
O resgate
Jason não agiu sozinho nessa missão. Ele teve ajuda do filho adolescente e do padrasto, de 80 anos.
“Pulamos em nosso caminhão, passamos no máximo de canis que conseguimos e depois fomos direto para a estrada principal”, explicou Jason.
Ele contou também que no meio do caminho, encontrou moradores desesperados pedindo que os bichinhos fossem salvos.
E Jason ainda foi além! Percebendo que uma só viagem não foi capaz de resgatar todos os animais, depois que ele conseguiu uma van emprestada, mais caixas e resolveu voltar para salvar mais pets.
Um dos pets resgatados chamou a atenção de Jason: uma cachorrinha que estava escondida com cinco filhotinhos debaixo de uma casa.
“É o mínimo que eu poderia fazer por ela. Eles não podem se proteger, então devemos fazer isso por eles”, disse Jason.
Terceiro round
A força de vontade de Jason pedia mais uma viagem, mas o corpo não suportou o cansaço. O homem contou que parou por algumas horas, mas não desistiu de retornar à cidade para resgatar mais animais.
Só que ao fazer isso, Jason se deparou com mais um problema: devido o incêndio, uma das rodovias de acesso a Behchokǫ̀ estava interditada.
A solução foi começar a pensar como resgatar os animais com um avião e nesse meio tempo ouviram no rádio que a rodovia já estava livre, e lá foram eles com mais uma leva de animais.
Ao todo, 30 cachorrinhos e alguns gatos foram salvos pelos três.
Leia mais notícia boa
- Jovem que resgata animais de rua desde os 10 anos abre ONG e inspira. ‘Missão de vida’
- Quem atropelar animais e não socorrer pode pagar multa de R$ 1 mil no DF
- Creche posta vídeo com nomes divertidos de animais e brincadeira viraliza
Veterinária ajuda
A história viralizou e a veterinária Michelle Tuma, de uma ONG que cuida de animais em Yellowknife, ouviu falar sobre os esforços dos três heróis.
Ela entrou em contato, oferecendo ajuda para encontrar abrigo e comida para os bichinhos que tinham passado por aquela experiência traumatizante.
“Eu só quis mostrar o senso de comunidade que existe no Norte e até onde as pessoas podem ir”, disse a mulher.
Michelle ainda elogiou a ação de Jason e os familiares dele.
“Ninguém estava pensando nos bichinhos, ele ajudou e foi incrível. Desde então, ele realmente inspirou outras pessoas a fazerem o mesmo”, concluiu Michelle.
Com informações de CBC