Após três dias de buscas, foram resgatados os tripulantes do helicóptero desaparecido na Amazônia. Os três homens estavam numa mata fechada próxima ao Rio Iratapuru, a 70 quilômetros do município de Pedra Branca (Amapá). Passam bem e foram levados ao hospital.
Uma força-tarefa, organizada pelos governos do Amapá e Pará, foi montada para resgatar a tripulação. Os homens foram vistos graças a uma fogueira que fizeram, enviando sinais de fumaças, a partir dali intensificaram a operação de buscas.
O piloto, Josilei Albino de Freitas, 51 anos, o engenheiro, José Francisco Pereira, 67 anos, e o mecânico, Gabriel Assis, 35 anos, trabalhavam para o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Funai. Segundo o piloto, houve uma pane no helicóptero e ele foi obrigado a fazer um pouso fechado em plena Floresta Amazônica.
Emoção e comemorações
No aeroporto para onde foram levados os três tripulantes, as famílias os esperavam com muitas comemorações. A emoção tomou conta de todos.
“Obrigado por todo o apoio, a todos que não desistiram, por toda a gentileza e presteza dos órgãos do governo local [Amapá]”, disse o piloto. “A gente conseguiu contato e graças a Deus, e ao treinamento, conseguimos ter todo mundo com vida.”
Os tripulantes desembarcaram no aeroporto internacional de Macapá, por volta das 14h30, deste sábado (19) e encaminhados para o Hospital de Emergência (HE) de Macapá.
Josilei, José Francisco e Gabriel estavam lúcidos e orientados.
Leia mais notícia boa
- Policial que tem filho com TEA salva menino autista de afogamento e ganha homenagem; Vídeo
- Menina de 4 anos salva vida da avó usando nova função do WhatsApp
- Menino, de 14 anos, salva irmão, de 12, de afogamento e ganha prêmio
Cuidados especiais
Os três tripulantes ficarão internados em observação nos próximos dias. Segundo o boletim médico divulgado, neste sábado, nenhum dos pacientes apresentou qualquer fratura, mas todos estão com quadros de moderado a leve de desidratação.
A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, disse que os sobreviventes foram acolhidos e estão sendo acompanhados por uma equipe médica multiprofissional, recebendo os cuidados necessários e exames complementares.
“Para nossa felicidade foram encontrados os tripulantes desaparecidos”, disse. “Todos os exames serão feitos e toda a equipe está de prontidão para fazer o acolhimento e o atendimento deles.”
Veja mais fotos:
Assista ao vídeo do resgate dos tripulantes do helicóptero desaparecido na Amazônia:
Com informações do governo do Amapá