No primeiro semestre de 2023, a emissão de visto de turismo para brasileiros que desejam conhecer os Estados Unidos (EUA) chegou aos surpreendentes 547 mil. A alta representa um crescimento de 34,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados são de um levantamento feito pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration, que fica em Washington, com base em dados do Departamento de Estado Americano.
Para Felipe Alexandre, advogado e imigração e sócio do escritório, parte dessa aumento é justificado pela ampliação do atendimento ao público que a embaixada e consulados dos Estados Unidos realizaram no Brasil.
Demanda reprimida
Felipe acredita ainda que o ano de 2023 pode terminar com o maior volume de vistos dos Estados Unidos já emitidos na história. Em 2022, a emissão ainda se recuperava do período de quase dois anos paralisada em razão da pandemia.
De acordo com a pesquisa publicada, o Brasil foi o terceiro país que mais recebeu vistos nos primeiros seis meses, ficando atrás apenas do México (1,3 milhão) e Índia (783,8 mil).
A modalidade de visto de turismo para brasileiros nos EUA foi a mais concedida, seguindo por intercâmbio cultural e profissional, com 5,4 mil autorizações, e os de estudante, com 4,3 mil concessões.
Leia mais notícia boa
- Nota da dívida do Brasil melhora, previsão de PIB aumenta, dólar cai e bolsa sobe
- País mais feliz do mundo não exige visto para brasileiros; Vídeo
- Veja em quais países você pode entrar com passaporte brasileiro, sem visto
Dólar
A desvalorização do dólar frente ao real também pode ajudar na hora de conseguir aquele sonhado visto para o país, mas o advogado lembra que não é o suficiente para explicar a procura.
“Já que o câmbio segue em patamares elevados, e os vistos que foram emitidos no primeiro semestre deste ano foram solicitados ao longo de 2022, quando a moeda americana ainda estava mais cara”, disse o advogado.
Para o economista e professor do Ibmec, Gilberto Braga, aqueles que têm planos de viagens nos próximos meses, já é melhor adquirir a moeda estrangeira.
“Sempre acho que a pessoa que tem um recurso e já está decidida a viajar, estando com o preço dentro dos objetivos dela, deve comprar”, ressaltou. Gilberto ainda dá a dica, procure por dinheiro digital, como cartões, eles costumam ser mais práticos e seguros que a moeda física.
Como solicitar?
Se você está interessado em solicitar o visto americano, é preciso fazer o agendamento pelo site da embaixada americana.
Há representações em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. O tamanho da fila pode ser consultado no site oficial do governo norte-americano.
A categoria de turismo e negócios é a que tem os maiores períodos de espera.
Para aqueles que vão renovar o visto ou que tenham um documento expirado nos últimos 48 meses, as entrevistas na embaixada ou consulados são dispensadas.
Com informações de InfoMoney.