Um mal que atinge principalmente as camadas mais pobres da América Latina está com os dias contatos. A primeira vacina contra Doença de Chagas pode ser testada em humanos, livrando aproximadamente 7 milhões de pessoas. Os cientistas já testaram em cães, gatos e cachorros obtendo bons resultados.
O consórcio internacional de cientistas denominado Cruzivax anunciou que a vacina nasal contra a Doença de Chagas aguarda apenas mais alguns formalismos para ser testada. As pesquisas são conduzidas pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina.
A Doença de Chagas, que é transmitida pela picada do mosquito do barbeiro, faz parte do cotidiano de pelo menos 21 países na América do Sul principalmente Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia e México. O mal pode ser transmitido durante a gravidez da mãe para o filho.
Testes
Para o pesquisador Emilio Malchiodi, da Universidade de Buenos Aires, a vacina contribuirá para a profilaxia – prevenção – e terapia – tratamento – da Doença de Chagas.
“Esperamos desenvolver uma estratégia de vacinação profilática e terapêutica que seja eficaz na proteção contra a infecção ou na melhoria da evolução e do prognóstico dos indivíduos com Doença de Chagas”, disse.
Segundo Emílio, os anticorpos presentes no organismo podem ser encontrados na mucosa nasal, contribuindo ainda mais para eficiência da vacina.
“Aproveitamos o sistema imunológico na mucosa nasal, que pode gerar uma resposta importante que depois se torna sistêmica. Ou seja, os anticorpos aparecem no nariz e depois na corrente sanguínea. É o que se chama de recirculação de linfócitos entre todas as mucosas.”
Cruzivax
A vacina Cruzivax foi criada a partir de porções de três proteínas do T. cruzi.
Os cientistas fizeram testes em ratos, cães e primatas não humanos, verificando a segurança, a toxicidade e a formulação da vacina que possibilita a administração nasal.
Os resultados serão apresentados às entidades reguladoras para que seja liberada a autorização do estudo de fase I, em voluntários.
Leia mais notícia boa
- Brasileiros descobrem planta nativa que produz canabidiol sem efeitos alucinógenos
- Ex-faxineira de 56 faz Biologia na Unesp e quer ser pesquisadora. Viva!
- Três vacinas contra crack são a esperança da humanidade, uma é brasileira
Doença de Chagas
Todos os anos, a OMS (Organização Mundial de Saúde) calcula que 10 mil pessoas percam a vida em decorrência da Doença de Chagas. São 40 mil novos casos por ano.
A Doença de Chagas é uma parasitária potencialmente e causada pelo microorganismo Trypanosoma cruzi.
É transmitida aos seres humanos por insetos (conhecidos como barbeiros), transfusão de sangue ou transplante de órgãos, consumo de alimentos contaminados e durante a gravidez e o parto.
Os dados pela OMS
No vídeo [abaixo], o diretor da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), Jarbas Barbosa, detalha o que é a Doença de Chagas, como prevenir e tratar. A seguir, alguns dados.
- A doença é endêmica em 21 países da região
- Cerca de 70 milhões de pessoas vivem sob risco de contrair Chagas na região pela picada de um inseto que transmite a doença
- Em cada 10 pessoas, 7 têm Chagas e desconhecem sua condição
- Mais de 10 mil pessoas morrem a cada ano devido a complicações clínicas da doença
- A doença de Chagas é quase 100% curável se tratada em seu estágio inicial e agudo
- Entre 2% e 8% das gestantes infectadas com a doença de Chagas podem transmiti-la aos seus bebês
- Todos os 21 países endêmicos mantêm triagem universal de doadores de sangue
- A prevalência média de doadores de banco de sangue detectados com Chagas na América Latina é de 0,2%
Primeira vacina contra Doença de Chagas pode ser testada, antes compreenda o mal:
Com informações do VTAR