Que o céu de agosto foi de encher os olhos, isso a gente não duvida, mas setembro chegou e também traz grandes espetáculos, incluindo chuva de estrelas cadentes, meteoros, planetas brilhantes e um equinócio, dois deles já esta semana.
A notícia boa é que vários desses espetáculos estarão visíveis aqui no Hemisfério Sul, além de não precisarem, obrigatoriamente, de um equipamento para vê-los. A agenda dos apaixonados por astronomia será cheia!
Quem perdeu os dois primeiros eventos do mês – a chuva de meteoros Aurigídeos e a conjunção de Lua e Júpiter – é só marcar na agenda os eventos que acontecerão até o próximo dia 30 e torcer para o céu estar limpo por aí.
Eventos da primeira quinzena
O próximo evento astronômico de setembro acontece nesta quarta-feira, 06, com a aproximação das estrelas Plêiades da Lua. O aglomerado aberto, também conhecido como As Sete Irmãs, contém mais de 100 estrelas visíveis com um simples par de binóculos, incluindo estrelas duplas ou múltiplas.
Ainda nesta semana, no sábado, 09, haverá uma chuva dos meteoros Epsilon Perseidas. Este ano, a Lua contribuirá bastante já que ela estará na fase Minguante e não vai brilhar o suficiente para atrapalhar as observações. O melhor momento para tentar ver alguma estrela cadente o vai ser por volta das 4h da madrugada.
Os dois eventos desta primeira metade de setembro serão visíveis aqui no Brasil. Lembrando que locais onde a luminosidade não é grande, a visibilidade sempre é melhor.
Leia mais notícia boa:
- Meteoro fireball explode 2 vezes no céu em fenômeno raro [vídeo]
- 2023 terá 12 chuvas de meteoros, 4 eclipses e 2 Superluas. Veja!
- Hubble, da Nasa, captura estrela devorada por buraco negro no espaço. VÍDEO
Eventos da segunda quinzena
No sábado, 16, acontecerá a conjunção da Lua com Marte. Esse fenômeno será interessante porque a Lua vai ter acabado de sair da fase Nova e, por isso, será visível apenas como uma linha bem fina. O melhor momento para observar o fenômeno é durante o pôr do Sol.
E no dia 23 de setembro, mudamos de estação. O equinócio ocorrerá às 3h50 (horário de Brasília), quando começará a primavera no hemisfério Sul e o outono no hemisfério Norte. Neste dia, ambos os hemisférios da Terra recebem aproximadamente a mesma quantidade de luz solar.
Além disso, o dia e a noite nos equinócios têm quase a mesma duração, de aproximadamente 12 horas.
No dia 27, Saturno estará mais perto da Lua, que, por sua vez, estará na fase crescente gibosa. Os objetos vão percorrer o céu noturno juntos durante quase toda a noite, então você pode acompanhá-los até às 4h, aproximadamente.
No mesmo dia, acontece a chuva de meteoros Sextantídeas Diurnas. Essas estrelas cadentes tem intensidade baixa, de aproximadamente 5 meteoros por hora. Isso significa que as chances de observação são baixas.
E para fechar setembro com tudo, no dia 29 teremos a Lua Cheia. Apesar de ser um evento que acontece rotineiramente, a Lua Cheia sempre é encantadora!
Com informações do Space Tourism Guide