Um idoso com demência, enganado por golpistas, foi reembolsado em 500 mil dólares, quase 2,5 milhões de reais, pelo banco no qual tem conta. Por telefone, os ladrões roubaram as economias da vida inteira do senhor.
Cheios de persuasão, os bandidos fizeram o idoso revelar suas informações bancárias e simplesmente limparam a conta dele. O caso aconteceu na Austrália com Alex Shaw, de 78 anos.
Depois de um inquérito, o banco ANZ reconheceu que eles deveriam ter sido capazes de detectar e impedir a fraude antes que os ladrões roubassem até o último centavo das economias do seu Alex.
Diagnosticado com demência
Bandidos como eles podem enganar qualquer um, mas no caso de Alex Shaw, ele tinha acabado de ser diagnosticado com demência.
Dias depois, ele e o filho Victor foram à agência do Australia and New Zealand Banking Group (ANZ).
Lá foram informados que Alex havia sido vítima de um golpe e que os cerca de AUD$ 460.000 acumulados durante toda a vida profissional do idoso foi sacada.
Anotou tudo durante o golpe
Por sorte, Alex anotou tudo, meticulosamente, enquanto conversava com os golpistas.
Ele registrou que os golpistas lhe pediram para comprar alguns cartões-presente da Apple Store e enviar os números de série para um número de telefone na Tailândia e clicar em alguns links que deveriam oferecer milhares de dólares em doações.
Nas anotações de Alex, havia referências a algo chamado “AnyDesk”, que Victor descobriu mais tarde ser um programa que permitia que golpistas acessassem dispositivos remotamente.
Daquele momento em diante, vários montantes fixos entre US$ 10 mil e US$ 25 mil foram retirados da conta corrente do idoso.
Banco bloqueou a conta
O sistema de detecção de fraude do ANZ só bloqueou a conta após perceber transferências para uma conta bancária offshore desconhecida.
No entanto, os golpistas conseguiram treinar Alex para que a conta dele fosse reativada. Ai o restante de dinheiro dele foi levado também.
“Aquele tipo de papelada de nível superior [como] gerenciar finanças… estava realmente além da capacidade dele […] Nem eu consegui entender”. Contou Vitor, o filho do idoso roubado, em entrevista à ABC News da Audstrália.
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Queixa no banco
Ao apresentar uma reclamação, Victor não tinha muitas esperanças e os representantes da ANZ explicaram que normalmente é impossível recuperar muito dinheiro nestas circunstâncias.
Mas, três meses depois de o pai ter perdido tudo, Victor recebeu uma resposta pelo correio.
“Após nossa análise deste assunto… o ANZ reconhece que poderia ter feito mais para apoiar o Sr. Shaw, dado seu histórico de fraudes”, afirmou o banco.
“Considerando a vulnerabilidade do Sr. Shaw e o impacto que o golpe teve sobre ele, reembolsaremos as transações fraudulentas totalizando US$ 460.174,04.”
Os representantes do banco disseram à ABC que aproveitam a oportunidade para encorajar os filhos ou familiares de pessoas com demência ou declínio cognitivo a tomar medidas para garantir maior segurança na gestão financeira.
Passado o susto, Vitor disse que agora todos estão mais calmos em casa e que o pai passa bem.
“No dia a dia, ele está bem”, concluir Victor a respeito da demência do pai.
Com informações da ABC News AU