Médico indiano usa ambulância e atende 25 mil idosos doentes em casa

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Médico indiano usa ambulância e atende 25 mil idosos doentes em casa
O médico indiano começou, com uma ambulância, a atender idosos em suas próprias casas. Foto: Reprodução/The Better India.

Depois de notar a falta de cuidados acessíveis onde mora, um médico indiano começou a disponibilizar uma ambulância para idosos na porta da casa deles. O programa ficou conhecido como “Médicos sobre Rodas” e já ajudou mais de 25 mil pacientes!

Swaminathan C, vive em Madurai, mas nasceu e foi criado no Canadá. O jovem médico mudou-se para a Índia em 2006 para seguir o sonho de se formar em medicina e ajudar a população. Pensando em oferecer algo para as pessoas, e frustrado com o trabalho em uma unidade de terapia intensiva, o médico inovou!

“Eu encontrava muitos idosos no hospital e eles narram as dificuldades logísticas que enfrentam ao mudar de casa para uma cama de hospital. Se a comida pode ser entregue na sua porta, por que os cuidados médicos de saúde com qualidade também não podem?”, questionou o médico.

Valores simbólicos

Aí ele teve a ideia de criar o Médicos sobre Rodas! Swaminathan transformou um carro Maruti Eco em uma ambulância toda equipada com UTIs, bombas de infusão, cilindros de oxigênio e seringas.

A ideia é ajudar idosos para que tenham um atendimento humanizado, que garanta os cuidados que necessitam. Ele cobra valores simbólicos.

“Cobramos qualquer coisa entre 300 rúpias a 800 rúpias- entre 17 reais e 50 reais – para uma visita dependendo da distância e isso cobre apenas o custo do combustível. Não cobramos consultas e remédios”, afirma o Dr. Swaminathan. Bem menos que os hospitais convencionais, segundo ele.

Além de idosos, a equipe do doutor também atende aqueles que não podem ser fisicamente transferidos para um hospital, como crianças com deficiências, por exemplo.

“Muitos deles (idosos) são deixados desacompanhados porque seus filhos vivem fora”, explicou Swaminathan.

Leia mais notícia boa

60 km e trabalho duro

A iniciativa foi bem aceita e todos os dias a equipe do médico percorre mais de 60 km e recebe em média 25 ligações!

O médico indiano que transformou seu carro em uma ambulância para atender idosos, chega na casa dos pacientes e presta todo o apoio necessário.

“Nós estamos conseguindo fazer a diferença na vida da comunidade idosa da região. Agora eles não têm porque temer horas de espera nos hospitais locais”, explicou Swaminathan.

A equipe trabalha duro, e por vezes chega a ficar mais de 14 horas na rua.

“Não é só sobre mim, é por tudo que minha equipe faz”, disse.

Hoje a equipe do profissional é composta por oito pessoas; assistente de enfermagem; radiologista; enfermeiras; fisioterapeutas e motoristas.

Juntos, o time recebe mais de 25 ligações por dia já atendeu mais de 25 mil pacientes. Foto: Reprodução/The Better Indian.

Juntos, o time recebe mais de 25 ligações por dia já atendeu mais de 25 mil pacientes. Foto: Reprodução/The Better Indian.

Durante o atendimento, o doutor e a equipe prestam todo o apoio necessário. Foto: Reprodução/The Better India.

Durante o atendimento, o doutor e a equipe prestam todo o apoio necessário. Foto: Reprodução/The Better India.

Com informações de The Better India.