Com Parkinson, Suplicy usa cannabis e quer levar tratamento para o SUS
Diagnosticado com Parkinson, o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), de 82 anos, começou uma campanha para o Sistema Único de Saúde incorporar novas terapias. Ao lado dos filhos, Suplicy defendeu o uso de cannabis e quer levar para o SUS o tratamento que está fazendo o deputado melhorar.
O vídeo mostrando Suplicy ao lado de Supla, João e André ganhou apoio dos internautas e defensores da cannabis. No vídeo, os filhos afirmam que apoiam a decisão do pai, que revelou recentemente o Parkinson, e que estão com ele neste momento.
“Estou aqui ao lado dos meus três filhos que me dão total apoio para que eu venha a me tratar com a cannabis medicinal que tem feito tão bem para a saúde das pessoas”, disse Suplicy. “Tenho notado positivas diferenças nesse tratamento”, afirmou André, o filho.
Discussão política
Suplicy participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir os benefícios da cannabis medicinal em vários tratamentos de saúde.
O ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, está entre os defensores do uso da cannabis e apoia a inciativa de Suplicy.
“Todo o Brasil reconhece a importância de Eduardo Suplicy. É indiscutível que nós o amamos.! E sempre caminhamos juntos, dentro e fora da política, nas grandes e pequenas lutas, nas vitórias e nas batalhas”, reagiu o deputado.
Segundo Paulo Teixeira, os estudos mostram avanços na qualidade de vida dos pacientes que usam a cannabis para tratar doenças neurológicas, câncer e AIDS.
“Sempre me emocionei ao ver os resultados positivos desse uso em outros pacientes, e quero aqui desejar ao Suplicy, que a cada dia que passe, ele também alcance os ápices desses cenários positivos que o Cannabis Medicinal proporciona”, afirmou.
Famosos e anônimos
Nas redes sociais, famosos e anônimos se solidarizaram com Eduardo Suplicy e apoiaram o uso da cannabis medicinal.
A ex-deputada Manuela D’Ávila afirmou que: “Que alegria viver no mesmo tempo que voce, eduardo! Siga nos inspirando”.
O ator Dado Dolabella destacou a importância de Suplicy na campanha. “Você me faz acreditar que é possível ser gente na política brasileira. Gratidão por tanto.”
Seguidoras reiteraram os efeitos positivos da cannabis.
“Eu também me trato com Cannabis medicinal e essa planta é mágica. Não fosse por ela, seria muito mais difícil passar por um tratamento de câncer”, afirmou uma internauta.
Outra defendeu a ampliação do acesso à cannabis. “Seria ótimo que todos pudessem ter acesso a essa opção de tratamento. E que a ignorância sobre o uso do canavial medicinal fosse extinta”, disse.
Leia mais notícia boa
- Relógio inteligente é capaz de detectar Parkinson sete anos antes dos sintomas
- Internautas se unem para apoiar Renata Capucci na luta contra Parkinson
- Cannabis reverte sintomas de Alzheimer em idosos do PR. Terapia pioneira
Cannabis medicinal
A cannabis medicinal é o nome popular das medicações feitas à ase de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC).
Essas são duas entre aproximadamente 500 substâncias da planta Cannabis sativa (canabinoides), que ainda sofre preconceitos no Brasil, apesar de algumas decisões favoráveis da justiça para pacientes.
A cannabis medicinal tem sido utilizada para o tratamento de doenças neurológicas, motoras, dor, insônia, ansiedade e depressão.
Em geral, o uso é diário e oral, duas a três vezes ao dia. É o médico que define a dosagem.
Assista ao vídeo de Suplicy com os filhos defendendo uso de cannabis para tratar Parkinson:
Ver essa foto no Instagram