Menina que esperava há 2 anos por cirurgia de catarata, ganha operação após vaquinha

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Menina que esperava há 2 anos por cirurgia de catarata, ganha operação após vaquinha
A menina esperava há dois anos na fila dos SUS por uma cirurgia de catarata e ganhou vaquinha para ajudar no processo. Agora a meta é comprar uma casa para a família. - Foto: reprodução Só Vaquinha Boa.

A espera da Rayanalla acabou! A menina, que corria risco de ficar cega, conseguiu enfim a cirurgia de catarata após o lançamento de uma campanha no Só Vaquinha Boa. A história viralizou após a enfermeira Dayseane ouvir o apelo emocionado da mãe, a dona  Maria Teresa Gonçalves.

Dona Maria estava há 2 anos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e a demora fez com que a pequena Rayallana perdesse a visão de um olho. O outro já estava bastante comprometido e a família não tinha como custear a cirurgia. Agora elas comemoram o sucesso do procedimento.

“Eu fiquei feliz demais porque ela nunca tinha me mostrado nada. E ela me mostrou a pintura de um cavalo. Ela está olhando tudo, falando as cores. Eu estou muito feliz”, contou dona Teresa, emocionada, em entrevista exclusiva ao Só Notícia Boa.

Luta pela cirurgia

Dona Teresa contou que a demora do SUS estava deixando o quadro da Rayallana muito mais grave. “Só para conseguir fazer os exames, ela esperou 7 meses”, contou a mãe.

A menina estava impossibilitada de estudar, brincar e não sabia se conseguiria realizar todos os sonhos. Agora dona Teresa, já com um sorriso diferente, de felicidade, comemora a nova etapa na vida da filha.

“Ela está esperta, brincando muito, pulando muito. Eu estou realizada”, comemorou a mãe.

O maior sonho da menina, segundo a mãe, é aprender a ler e escrever. Tudo que ela mais quer é poder escrever uma cartinha e agora será possível.

Situação de vulnerabilidade

Dayseane contou que quando recebeu mensagem sobre a situação da garota, se comoveu muito e quis conhecer a história mais de perto.

“Eu sou administradora de um grupo aqui da cidade. Uma amiga de Dona Teresa mandou uma mensagem pedindo ajuda e em seguida, mandou o áudio. Nesse áudio, Dona Teresa falava que estava muito triste, que às vezes pensava em tirar a própria vida devido a ver o sofrimento da filha”, contou Dayseane.

A família vive hoje em uma situação de grande vulnerabilidade.

A mãe está desempregada e o marido dela, Geovane, faz bicos de pedreiro. Eles recebem Bolsa Família, mas o valor não cobre todas as despesas, pois além da Rayallane, o casal tem mais dois filhos.

Sem lar

Sem ter como pagar aluguel, a família foi morar em uma casa emprestada, mas o proprietário do imóvel pediu de volta e as dificuldades só aumentaram.

Mais uma vez, Dayseane foi um anjo para eles e conseguiu uma casa para que todos ficassem até conseguirem dinheiro suficiente para construir a casinha deles.

A dona Teresa contou que não se importa com luxo e nem faz questão de um imóvel grande. Para ela “pode ser até uma casinha de taipa”, como disse, mas que a família tivesse um teto seguro para morar.

Leia mais notícia boa:

Corrente do bem

Desde que recebeu a mensagem com o pedido de ajuda da dona Teresa, Dayseane tem movimentado a pequena cidade de Pindaré Mirim, no Maranhão, onde elas vivem, para ajudar a família.

Toda ajuda de custo que a mãe precisava para cobrir a cirurgia da Rayallana foi doada por pessoas que se comoveram com a história. Agora, a meta da enfermeira é conseguir comprar uma casa para a família, para que eles não vivam mais de favor.

Vamos nessa levar um pouco mais de felicidade para a dona Teresa e a Rayallane?

Doe pelo PIX ajuda-teresa@sovaquinhaboa.com.br

ou no site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui.

Com apenas R$ 1 você já transforma muito!