Aos 97 anos, primeira dama do fitness comprova o valor da atividade física

-
Por Renata Dias
Imagem de capa para Aos 97 anos, primeira dama do fitness comprova o valor da atividade física
A primeira dama do fitness não para. Aos 97 anos, ela comanda uma rede de negócios fitness, escreve livros e vai lançar um filme. - Foto: reprodução / Instagram @jackandelaine_lalanne

Com uma energia sem fim, aos 97 anos, esta mulher é apontada como primeira-dama fitness do mundo. Ela comprova o valor da atividade física para garantir vitalidade juvenil. Mal desperta e já começa uma série de flexões ainda na cama depois, mais outras em pé na pia do banheiro.

Após escovar os dentes, lavar o rosto e fazer a maquiagem – indispensável -, ela segue para a academia em casa mesmo. Ali, Elaine LaLanne, que vive na Califórnia, nos Estados Unidos, faz esteira por alguns minutos e mais exercícios físicos.

Considerada a primeira dama fitness do mundo, Elaine disse que não é preciso muito sacrifício, o importante é manter a disciplina e a rotina da atividade física: “Vinte minutos por dia me ajudam a seguir meu caminho”.

Dama e musa inspiradora

A idosa fortona vai além. Hoje ela comanda uma rede de negócios fitness, escreve livros e vai lançar um filme. Essa dama não para!

Tamanha lucidez cativa famosos e anônimos. Além de primeira dama fitness, Elaine é uma espécie de guru e musa inspiradora de vários antigos atletas.

A rainha do treino em casa dos anos 1990, Denise Austin, o mestre do Tae, Bo Billy Blanks, a referência do fisiculturismo, Lou Ferrigno, têm em Elaine a conselheira para a vida e os negócios.

“Ela é quase como uma segunda mãe para mim”, disse Ferrigno.

Em julho, na conferência da Idea Health & Fitness Association, Elaine virou personagem de fotos e vídeos dos presentes.

Por mais de uma década, ela apresentou o prêmio concedido a personalidades do fitness que promovem saúde e exercícios na mídia.

Energia e muita vitalidade

Ao demonstrar energia e vitalidade, Elaine disse que o segredo também está na autoconfiança.

“Você tem que acreditar que pode”, afirmou a dama que, segundo ela, nunca acreditou que algo era obstáculo ou dificuldade.  “Tudo começa na mente”, disse.

A história de Elaine está diretamente ligada à do marido Jack LaLanne, empresário da comunicação, e entusiasta do mundo fitness. Mesmo com a morte do marido, ela mantém a página no Instagram com o nome do casal.

Depois de quase 60 anos de vida em comum, Elaine absorveu muitos dos hábitos do marido, além da paixão por atividade física, adotou palavras de ordem no cotidiano.

A dama costuma repetir frases do tipo: “Não é um problema, é uma experiência” e “Você faz o melhor que pode com o equipamento que tem”.

Para o produtor de Elaine, Rick Hersh, ela é que conduzia todo o projeto fitness que movia o casal. “Ela foi a força motriz por trás de Jack”, disse Rick.

Leia mais notícia boa

A virada na vida

Com a morte do marido em 2011, Elaine se manteve à frente dos negócios relacionados ao universo fitness.

Jack fez fama com acrobacias em Muscle Beach, em Santa Monica, na década de 1930, depois passou a comandar uma emissora de TV, mantendo o próprio programa e lançou um verdadeiro mundo de produtos fitness.

Os negócios incluem aparelhos de atividade física, alimentos e suplementos, além de uma rede de academias com mais de 100 filiais nos Estados Unidos.

Elaine administra o negócio. Ela publicou dois livros nos últimos quatro anos e prepara um documentário e um longa-metragem com o ator Mark Wahlberg, de 52 anos, que viverá Jack.

Veja mais sobre a da 1ª dama do fitness, que linda!

Com informações do NYTimes