Brasileira que venceu a pobreza e foi campeã no Catar sai em documentário internacional

-
Por Renata Dias
Imagem de capa para Brasileira que venceu a pobreza e foi campeã no Catar sai em documentário internacional
Yasmin, a brasileira que venceu a pobreza com talento, se consagrou campeã da Copa do Mundo do Catar, foi convidada para a seleção de base do Fluminense como atacante e saiu em documentário internacional - Fotos: reprodução / Youtube

Seis crianças inspiradoras que superaram adversidades, em países pobres, e são destaque internacional. O documentário sobre elas inclui uma brasileira que venceu a pobreza pelo talento no futebol. Com sensibilidade e empatia, o filme mostra como o esporte ajuda na superação.

A história brasileira, que vivia em situação de rua quando era pequena, foi exibida no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Yasmin Pereira da Silva, hoje com 18 anos, foi acolhida pela organização não governamental (ONG) Street Child United Brazil e deu a volta por cima.

Talentosa e dedicada, a jovem mostrou que é possível vencer com determinação e oportunidade. Yasmin, que se consagrou campeã da Copa do Mundo do Catar, foi convidada para a seleção de base do Fluminense como atacante. [vídeo abaixo]

O documentário

O documentário “I am somebody”, cuja tradução em português é “Eu sou alguém”, da cineasta holandesa Jamillah Van Der Hulst, mostra histórias inspiradoras de seis crianças que representam os países na Copa do Mundo das Crianças de Rua, no Catar.

Há exemplos do Brasil, Bangladesh, Paquistão e entre refugiados da Palestina. O que liga todas elas é que as vidas foram mudadas para melhor a partir da descoberta e dos incentivos dos talentos que têm.

No documentário, a brasileira Yasmin emociona com o depoimento ao visitar os locais por onde viveu, de extrema pobreza e sujeira.

“A Street Child United Brazil realmente me deu uma identidade”, afirmou a jovem brasileira referindo-se ao documentário.

Leia mais notícia boa

Gravações e cenas

A sede da ONG fica na comunidade do Caracol, no Complexo da Penha, no Rio.

As gravações no Rio foram feitas em 2022, durante a preparação para a Copa do Mundo das Crianças de Rua.

O documentário reúne depoimentos e relatos de pessoas que superaram as dificuldades com ajuda do futebol.

As imagens são intercaladas entre cenas de ruas sujas, tumultuadas e sombrias com os jogos de futebol estrelares.

Há abraços e cumprimentos entre atletas de países diferentes.

É um filme sensível e bonito.

Conheça mais sobre a ONG que ajudou a brasileira, clique aqui

Veja o teaser do documentário de Yasmin, a brasileira que venceu a pobreza e foi campeã no Catar: 

Youtube tumbnail video