Motivada em ajudar e elevar a autoestima, essa especialista reconstrói as mamas de mulheres que tiveram câncer e passaram pela retirada do órgão. O projeto “Janeiro a Janeiro Rosa” é de graça e foi criado pela esteticista mineira Ana Paula Rocha. Com a missão de ajudar mulheres que passaram pela mastectomia, a ideia, que começou em 2020, já ajudou mais de 40 mulheres.
“O fato de ser um procedimento com tão pouco acesso, me sensibilizou. Resgatar um pedacinho que faz parte da nossa feminilidade, que foi retirado com tanto trauma, dores físicas e emocionais. Isso me fez criar coragem de abraçar com força a história de mulheres que venceram o câncer de ama, e poder oferecer a elas esse resgate da autoestima sem nenhum custo”, afirmou Ana.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para a cada três anos, no Brasil, sejam diagnosticados 66 mil novos casos de câncer de mama. É o tipo de tumor maligno que, se descoberto na fase inicial, as chances de recuperação são imensas.
“Faltava algo”
A recepcionista Marinalva Martins de Souza, de 47 anos, foi diagnosticada com câncer em 2017.
No ano anterior, em uma palestra na empresa onde trabalhava, a mulher descobriu um nódulo no seio durante um autoexame.
A batalha contra a doença foi grande e no final de 2017 ela já tinha passado por quatro cirurgias, uma delas com a retirada completa da mama.
Em 2018 Marinalva reconstruiu da mama com uma prótese, e em 2019 ela refez o processo. Mesmo depois de tudo isso, a mulher sentia uma sensação de vazio.
“Eu me olhava no espelho e ainda faltava algo. Eu sei que o importante é a cura, eu tinha ela, mas não me sentia completa”, contou.
Leia mais notícia boa
- Ana Furtado agradece: em um mês estará curada do câncer de mama
- Scanner de ultrassom no sutiã pode detectar câncer de mama mais cedo; Vídeo
- Cadela fareja câncer de mama e salva tutora
Melhora da autoestima
A autoestima foi recuperada com o projeto em Belo Horizonte.
Lá, Marinalva reconstruiu a aréola pelo procedimento de micropigmentação realizado na clínica de Ana Paula. O procedimento é 100% gratuito!
“Depois da reconstrução eu me senti digna de ficar em frente ao espelho. Eu me senti completa, me olho no espelho e consigo visualizar uma mulher com seios maravilhosos”, comemorou Marinalva.
O objetivo principal é espalhar o amor, segundo a esteticista.
“A missão é ajudar mulheres a se olharem no espelho e ter suas aréolas de volta. Assim, um passado doloroso poderá ser menos lembrado. A reconstrução é um resgate da autoestima, da feminilidade e da liberdade da intimidade dela de volta”, contou Ana.
Prevenção
Vários fatores contribuem para o surgimento do câncer de mama, como os hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher. Porém, há medidas que podem prevenir a doença:
- Controlar o peso
- Manter atividades físicas
- Controlar o consumo de álcool
- Ter atenção redobrada quando fizer terapia de reposição hormonal
- Manter a alimentação saudável
- Amamentar é também um fator protetor
Com informações de G1.