Uma cachorrinha caramelo, tipo ‘médico’, tem feito a alegria de crianças internadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). É a Vilma Thalita, primeira integrante do projeto Patas Amigas!
Vilma é uma cachorrinha treinada, que passou por exames clínicos e outros cuidados de higiene para assumir o posto e aliviar o estresse e ansiedade dos pequenos pacientes.
“Vilma Thalita é dócil, muito alegre e já atua em lares para idosos. Além do afeto, essa relação de troca é muito importante para os pacientes. Estamos muito felizes em começar este projeto”, contou Paulo Fernandes Marcusso, professor da FMVZ, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.
Caramelo uniformizada
No dia do “trabalho”, a cachorrinha ganha crachá, roupinha e vai toda pomposa fazer a diferença na vida de quem mais precisa! E internação é um período muito difícil, principalmente para as crianças.
A atividade assistida por animais é uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço em hospitais de todo o mundo, o chamado atendimento humanizado.
No Brasil, a iniciativa surgiu depois de uma parceria entre o HCFMB e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu (FMB).
“A implantação do Patas Amigas no HCFMB tem como principal objetivo promover uma assistência focada na humanização, atenção ao tratamento e recuperação dos pacientes”, explicou Karen Batista, Diretora do Departamento de Logística de Atendimento do Hospital.
Amenizar estresse e ansiedade
Vilma Thalita, inaugurou o projeto, recebeu vários elogios e faz a festa com a criançada.
A visita dela é para ajudar a amenizar os sentimentos comuns causados por um período de internação, como estresse, ansiedade e outros.
Leia mais notícia boa
- Cadela terapeuta, que atende em escolas, ganha prêmio em Juiz de Fora
- Fisioterapeuta canta tema de Dumbo pra garotinha de 6 com AME. Assista
- Cachorros terapeutas ajudam a tranquilizar passageiros nos aeroportos
Festa da criançada
E quem gostou mesmo foi a criançada!
No vídeo compartilhado pelo hospital, é possível ver Vilma interagindo com os pacientes em um pátio aberto.
Ela chega toda animada e faz cara de quem está amando receber o carinho dos pequenos.
Vilma até fecha os olhinhos quando uma criança interage com ela. Muita fofura!
Olha a carinha dessa médica canina:
Com informações de Jornal HCFMB.