Dente de titanossauro encontrado em MG é o maior já catalogado no mundo
É oficial! O maior dente de titanossauro catalogado no mundo é do Brasil. O anúncio oficial foi feito pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) que encontrou o fóssil há uma década e acabou de registrar a pesquisa em uma revista científica.
Segundo os pesquisadores da UFTM, o dente do dinossauro foi encontrado durante escavações na Serra da Galga, na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Desde a descoberta, a equipe realizou análises e pesquisas até conseguir catalogar o fóssil oficialmente.
De acordo com os registros, o dente foi encontrado no mesmo local que os ossos do Uberabatitan ribeiroi, maior espécie de dinossauro encontrada no Brasil — ele tinha pelo menos 27 m de comprimento.
Maior do mundo
Com aproximadamente 8 cm de comprimento, incluindo a coroa e parte da raiz, o dente de titanossauro tem uma forma que se assemelha a um lápis.
O fóssil apresenta sinais consideráveis de desgaste em uma das duas faces. No entanto, o que verdadeiramente chama a atenção é o tamanho imponente da coroa, que mede 6,2 cm, o que o torna o maior já registrado.
Thiago Marinho, paleontólogo da UFTM, explicou que, embora não seja possível afirmar categoricamente a qual espécie de titanossauro pertence o dente, a proximidade da descoberta com os ossos do Uberabatitan ribeiroi, a maior espécie de dinossauro já encontrada no Brasil, levanta a possibilidade de que ambos tenham pertencido à mesma espécie gigante.
“Não é possível confirmar se o dente pertence ao Uberabatitan ribeiroi, mas, sendo também um titanossauro gigante, é possível que o dente recém-descrito seja desta espécie”, disse o pesquisador.
Leia mais notícia boa:
- Cientistas buscam fósseis de dinossauro vegetariano de 3 metros de altura
- Fóssil de dinossauro com mais de 100 milhões de anos é encontrado no Brasil
- Fóssil de dinossauro pescoçudo e anão é encontrado no interior de SP
Acervo raro
O dente de titanossauro agora faz parte do acervo do Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price,” pertencente à UFTM.
A coleção é uma das mais importantes da América Latina, atrai pesquisadores de todo o mundo e ajuda a consolidar a posição de Uberaba como um dos principais polos de pesquisa em paleontologia no Brasil.
Além da descoberta do dente de titanossauro, Uberaba é também conhecida por abrigar o Museu do Dinossauro, e atualmente é candidata a se tornar um Geoparque Mundial, um título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O resultado da candidatura está previsto para ser anunciado nos próximos meses.
Veja:
Com informações de Olhar Digital.