Quem sonha alto mas não vem de família rica tem que ser ousado e criativo para conquistar suas metas. Foi o que o Fernando Marques fez e hoje, aos 28 anos, esse brasileiro do interior de São Paulo já conheceu 30 países.
Entre eles, Alemanha, Itália, Grécia, Inglaterra, Tunísia e Espanha.
“Itália sempre foi meu sonho principalmente ir pra Roma e hoje em dia conheço Roma como a palma da minha mão de tantas vezes que já fui. Quero muito conhecer e já estou me planejando agora para ir à Suíça e Noruega para ver a aurora boreal”, disse Fernando Augusto Marques em entrevista ao Só Notícia Boa.
Um batalhador
Persistência é a palavra que define o Fernando. Ele conta que começou a trabalhar ainda criança, como vendedor ambulante.
“Comecei trabalhando na rua com 10 anos vendendo doces. Perdi meu pai nos meus braços e vi que eu precisava tomar as rédeas e tinha que fazer o melhor para vencer e dar certo na vida”, lembrou.
Convincente, alegre e bom de conversa, na adolescência Fernando continuou no ramo de vendas. Depois foi trabalhar em um Shopping de São José dos Campos “vendendo óculos de sol e também vendia pão de mel na rua para ter uma grana extra”, contou.
Há 3 anos, ele a mãe e a irmã começaram um negócio na cidade.
“Iniciamos nosso próprio negócio com a venda de queijos em São José dos Campos. A pandemia fez com que eu descobrisse e desenvolvesse habilidades em gestar o empreendimento junto a minha família e isso foi muito enriquecedor. Hoje quem administra é minha mãe e irmã.
Início da virada
O jovem que está conhecendo o mundo teve a primeira oportunidade de conhecer o mundo quando foi trabalhar como vendedor em um navio.
“Comecei em 2018, fiz uma entrevista para trabalhar na empresa Starboard como vendedor de lojas duty free a bordo”, comemorou.
Lá, ele começou a aprender outros idiomas.
“Ingressei a vida a bordo com um inglês mediano e hoje sou capaz de me comunicar em inglês, italiano e espanhol”, disse.
Mas quando tudo ia bem, veio a pandemia. As viagens de navio pararam e Fernando voltou para São José dos Campos. E lá foi ele vender queijos de novo na rua, com toda a dignidade do mundo, como mostrou o Só Notícia Boa em 2020
“Eu olho para trás e vejo o quanto todas essas dificuldades me fizeram crescer e amadurecer”, afirmou.
A volta ao navio
A pandemia passou e o jovem do interior de São Paulo foi convidado novamente para trabalhar no navio,
Com minha saída da Jeitinho Mineiro, hoje a empresa caminha com minha mãe e irmã. Elas têm um trabalho fixo mais a a venda dos queijos. [Ainda] ajudo minha família financeiramente”.
No navio MSC Cruzeiros Fernando trabalha como assistente de vendas na Duty free: “Vendo Joias, perfumes, relógios, bolsas”.
E este mês veio da novidade “Acabo de receber a proposta de fazer parte da equipe de gerência da empresa”, disse Fernando todo feliz.
Embarca em novembro
E esse brasileiro cheio de sonhos recebeu outra notícia boa: agora vai trabalhar no maior navio da temporada.
“Embarco no começo de novembro, na Europa, e esse ano trabalharei no maior navio da temporada brasileira, o MSC Grandiosa, navegando pelo nordeste brasileiro. Será um contrato de muito aprendizado e festa. Trabalharei por 8 meses no navio”, comemorou.
“Estou feliz de trabalhar no Brasil junto com meu povo, minha cultura e comida”.
Leia mais notícia boa
- Marinheiro desempregado vende queijo na rua e muda vida da família na crise
- Cachorrinho já viajou para 16 países, mais que muito humano nessa vida
- Idosos trocam casa de repouso por viagens em cruzeiros; Viveram 51 aventuras!
Novas investidas
E ele não para. Enquanto se prepara para voltar a trabalhar a bordo, Fernando usa seu conhecimento para investir também nas redes sociais.
“Descobri uma grande oportunidade no Instagram e tenho usado as redes sociais para produção de conteúdo, ensinando como trabalhar a bordo de navios, e dando dicas de viagens”.
E o dinheiro já começou a chegar: “Através do conteúdo do Instagram, tenho fechado parcerias com companhia de viagens e feito trabalhos como modelo fotográfico para lojas”.
Planos para o futuro
Fernando é grato pelas oportunidades, por poder ajudar financeiramente a família e estar a um passo de quitar o apartamento que comprou em São Paulo.
Mas ele não para de sonhar e já tem novos planos.
“Esse vai ser meu último contrato. Depois vou tirar um ano para fazer um mochilão pelo mundo e trabalho voluntário na África ou aqui no Brasil”.
Solteiro, ele diz não pensa em casamento: “No amor, não estou com planos agora, porém estou aberto para conhecer pessoas e criar conexões e principalmente me conhecer mais”, concluiu.
View this post on Instagram