A última música gravada pelos Beatles, Now and Then, será tocada hoje, dia 2 de novembro, pela primeira vez, no Reino Unido pela BBC Radio 2. Será às 2 da tarde pelo horário local.
Simultaneamente, a música estará disponível em vários serviços de streaming, incluindo Spotify, Apple Music e Amazon Prime Music, enquanto os lançamentos em CD, vinil e cassete serão amanhã, dia 3.
Milhares de pessoas já se inscreveram no canal The Beatles, no Youtube, para acompanhar o lançamento na plataforma. A música, composta por John Lennon em 1970, ficou guardada esse tempo todo e tem as vozes reais dos artistas que revolucionaram o rock mundial.
Musica estava arquivada
Em 1994, Yoko Ono, viúva de John, entregou para os Beatles um CD contendo gravações de algumas canções feitas pelo marido. No EP, estavam as demos de ‘Free as a Bird, Real Love e Now and Then’. Das três, duas foram lançadas e ‘Now and Then’ foi arquivada.
“Nós vimos certa confusão e especulação sobre isso [uso de IA, Inteligência Artificial]. Parece que muito é chute. […] só para esclarecer, nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. É tudo real e nós tocamos na faixa. Nós limpamos algumas gravações – um processo que está em andamento há anos”, disse Paul McCartney.
Ringo e Paul gravaram novas partes para a canção e fizeram uma nova mixagem para a música.
A Inteligência Artificial (IA) só foi usada para separar os instrumentos das vozes.
“Lá estava a voz de John, cristalina. É bastante emocionante. E todos nós tocamos nela, é uma gravação genuína dos Beatles”, disse Paul.
Ficaram emocionados
Quando Yoko Ono entregou as gravações para Paul, George e Ringo, os três ficaram emocionados com o que ouviram.
‘Free As A Bird e Real Love’ foram lançadas no projeto ‘The Beatles Anthology’, mas devido à dificuldade em recuperar os trechos de ‘Now and Then’, a canção foi suspensa do album.
Apesar disso, eles nunca desistiram daquela música, afinal, era a voz de John, assassinado por um maluco em 1980.
Tirando do baú
Em 2022, com o avanço da tecnologia e mixagem de áudio, houve uma nova oportunidade.
Paul e Ringo começaram a regravar a canção, e além da voz e o piano de John, usaram acordes de guitarras deixadas por George, morto em 2001.
“Foi o mais parto que chegamos de tê-lo de volta na sala. Foi muito emocionante para todos nós. Era como se John estivesse lá, você sabe. Ele está de longe”, disse Ringo.
Inteligência Artificial
Diferentemente do que vem acontecendo com alguns artistas, como Elis Regina e Freddie Mercury, que tiveram suas vozes recriadas por IA, essa música dos Beatles não usou o processo considerado polêmico.
Na canção, a IA foi usada apenas para o tratamento de som e auxílio na captura da gravação deixada por John em 1970, explicou Paul McCArtney.
Leia mais notícia boa
- Menino que toca Beatles desde 1 ano faz remake 10 anos depois; Vídeo
- Brasileiro de 8 anos, fã dos Beatles, é um dos mais inteligentes do mundo
- Pai faz vídeo do filho tocando Beatles desde 1 ano até agora: assista!
Documentário com bastidores
Junto com a música, o documentário de 12 minutos ‘Now and Then – The Last Beatles Song’ escrito e dirigido por Oliver Murray, estreou ontem no canal oficial do Youtube da banda.
O curta metragem é um prato cheio para os fãs.
Durante os 12 minutos, Paul apresenta todo o processo de gravação da canção.
Além de cenas inéditas, os beatlemaníacos vão conhecer a notável história de como, 53 anos depois do fim da banda, um dos maiores grupos musicais do mundo, lançou sua última música!
Veja o mini-documentário completo!
Milhares de pessoas se inscreveram no canal do The Beatles no Youtube e estão aguardando o lançamento da música, marcado para esta quinta-feira, 3 de novembro, às 10 da manhã. Veja: