Sai ranking das 10 das melhores cidades para se envelhecer no Brasil
Aposentou e está procurando um novo lugar? Saiu o ranking das 10 melhores cidades para se envelhecer no Brasil, com calmaria, saúde e qualidade de vida.
O primeiro lugar ficou novamente com São Caetano do Sul, em São Paulo. A cidade se destacou por ter a 3° maior expectativa de vida aos 60 anos e a 2° maior população de pessoas acima de 60 anos. Vitória, no Espírito Santo, e Santos, também em São Paulo, fecharam o top 3. Veja abaixo porque estas cidades estão no topo.
O Instituto de Longevidade (IDL) pesquisou e encontrou, com base em critérios como saúde, impacto socioambiental e economia, os melhores locais para você descansar, depois de décadas de trabalho.
Mais cidades estudadas
Ao todo, 876 municípios brasileiros foram analisados, um número bem maior do que os 498 que participaram da primeira edição do ranking, em 2017.
E mais de 20 indicadores estão reunidos em três grandes grupos: economia, saúde e socioambiental.
Entre as variáveis estão a mortalidade por causas não naturais, leitos hospitalares e cobertura vacinal, aprendizado contínuo entre idosos, representatividade da população de idosos e muito mais.
Desse levantamento do Instituto de Longevidade saiu o ranking das melhores cidades com mais de 100 mil habitantes para se envelhecer bem.
Veja a seguir se a sua cidade é uma delas.
Leia mais notícia boa
- Sai ranking das 10 melhores cidades para se viver no Brasil. Veja!
- Ranking traz 5 melhores cidades históricas do Brasil para você conhecer!
- Melhores cidades do mundo! Rio e São Paulo estão no ranking!
Top 10
- São Caetano do Sul (SP) – A cidade despontou no quesito saúde. 8° lugar no número de leitos hospitalares e a 2° maior no número de procedimentos hospitalares realizados. Além disso, São Caetano dispõe de uma alta população de idosos, que são beneficiados com diversos programas municipais focados na socialização.
- Vitória (ES) – Vitória foi 1° lugar entre as cidades com a maior expectativa de vida aos 60 anos. Incrível, não? A ilha também se destacou na saúde, com o 3° lugar em menor número de óbitos de idosos por doenças infecciosas e parasitárias.
- Santos (SP) – Santos se destacou bastante na economia, devido a sediar um dos maiores portos do Brasil. A cidade litorânea também teve bons índices na capacidade de consumo de idosos, e a maior população 60+ em todos o país.
- Florianópolis (SC)– O destaque de Florianópolis foi a quantidade de hospitais com afiliação com escolas médias, o que pode ser muito benéfico para quando idosos precisam de algum serviço de saúde. Os índices socioambientais da cidade também foram altos, e puxaram Florianópolis para 4° lugar.
- Curitiba (PR) – Curitiba tem uma série de políticas públicas para pessoas idosas. O local também registrou um percentual maior que a média nacional de população com mais de 60 anos. Além disso, os índices ambientais e econômicos ajudaram a cidade a conseguir um lugar no top 10.
- Botucatu (SP) – Mais uma cidade de São Paulo. Entre as variáveis que chamaram a atenção na cidade, estão os de saúde e socioambiental. Quando o assunto é saúde, a cidade teve uma nota incrível: 80 pontos! No município, uma pesquisa já mostrou que os idosos estão fortemente satisfeitos com o acesso à saúde oferecido pela região.
- Jundiaí (SP) – São Paulo tá com tudo! Jundiaí é outra cidade do estado que ficou no top 10. A saúde foi destaque nas notas do município, que tem vários programas focados nessa população. Entre eles, a Semana da Pessoa Idosa, repleta de atividades e palestras focadas na terceira idade
- Balneário Camboriú (SC) – Balneário Camboriú se destacou bastante. A cidade recebeu ótimos índices para o desenvolvimento socioambiental. A saúde também ficou com bons números, sendo uma região que foca muito na cultura e lazer para pessoas idosas.
- Londrina (PR) – Londrina ganhou um espacinho no ranking devido aos números positivos com relação à saúde e um envelhecimento mais saudável das pessoas idosas. As ações socioambientais da região também foram positivas, pontuando mais que a média no país.
- Marília (SP) – Marília foi outra cidade que pontuou bastante no quesito saúde: 71 pontos! Marília dispõe de ótimos serviços em habitação, bem-estar, cultura e saúde quando os índices estão voltados para a população idosa. Além disso, a cidade apresentou uma capacidade positiva em atender essa população em relação a necessidades básicas.
Deu vontade de mudar de cidade agora?
Curtir a aposentadoria em um lugar calmo, tranquilo e com bom acesso à saúde vai ser a melhor coisa.