Concorrendo com colégios de 108 países, uma escola pública do interior do Ceará venceu o prêmio de melhor do mundo. É o reconhecimento pelo trabalho social desenvolvido na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal.
A escola, que fica na cidade a 346 quilômetros de Fortaleza, ganhou o prêmio “Melhores Escolas do Mundo” (World’s Best School Prizes), recebendo US$ 50 mil dólares, o equivalente a R$ 250 mil.
Na categoria “Apoiando vidas saudáveis”, a escola venceu a disputa com o projeto “Adote um Estudante”, ação voltada à saúde mental dos alunos após a pandemia da Covid-19. É um trabalho de suporte psicossocial para as crianças e os adolescentes.
Projeto socioemocional
O professor de educação física Guilherme Barroso apresentou o projeto e tomou à frente da ação.
Assim nasceu o “Adote um Estudante” com apoio de psicólogos voluntários de diversas partes do Brasil.
Os profissionais ofereceriam atendimentos via Google Meet, possibilitando aos alunos receber assistência psicológica de forma individual.
O projeto reúne ainda atividades de esporte e oficinas de teatro, dança, pintura e crochê.
Segundo a escola, foi organizado um movimento para ajudar os alunos que apresentavam de ansiedade, transtorno de depressão, automutilação, baixa autoestima, dificuldades de comunicação e de socialização.
Leia mais notícia boa
- Alunos de Escola pública do ES produzem mochila com sensor para cegos
- 28 alunos de escola pública de área rural passam na UnB. Imagina a alegria?
- 2 escolas públicas do Ceará estão entre as 10 melhores do mundo e concorrem a prêmio
“Melhores Escolas do Mundo”
Criado em 2022, o prêmio tem cinco categorias:
- Ação ambiental
- Inovação
- Superação de adversidades
- Colaboração comunitária
- Apoiando vidas saudáveis
Em cada categoria, três escolas foram selecionadas como finalistas.
Outra escola entre as melhores
Além da Escola Joaquim Bastos Gonçalves, a rede estadual cearense contou com a participação da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, de Beberibe, também no Ceará, que ficou na lista do top 10 no Prêmio, na categoria “Ação ambiental”.
A escola aderiu ao Programa Selo Escola Sustentável, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
Assim o colégio implementou um programa abrangente com foco em currículo, gestão do espaço físico e educação socioambiental, em um esforço para ampliar a consciência sobre as questões ecológicas.
Mais detalhes aqui
Com um projeto sobre vidas saudáveis, a escola pública de Carnaubal vence o prêmio de melhor do mundo
Ver essa foto no Instagram
Escola pública do interior do Ceará ganha prêmio de melhor do mundo
Ver essa foto no Instagram