A tradicional campanha de Natal do Palhaço Psiu faz 25 anos e ele programou uma meta ambiciosa este ano: entregar 10 mil brinquedos novos para crianças carentes. O artista, de Brasília no Distrito Federal, promove a festa como forma de superar as tristezas da vida. Órfão de pai e mãe, passou por poucas e boas num abrigo quando menino.
Hoje encontra a alegria no sorriso das crianças que ajuda. Nessas duas décadas e meia, Psiu calcula que ajudou mais de 100 mil meninos e meninas a passarem um Natal feliz, como ele nunca teve na infância.
O duro é que até agora ele não conseguiu arrecadar um presente sequer. Mas nada faz o Palhaço Psiu desistir ou parar.
Por que brinquedo novo?
Psiu ficou órfão muito cedo. Viveu durante a infância num orfanato. Ele lembra que na época, só ganhava brinquedos usados e não conseguia entender o motivo.
Depois de adulto, o palhaço passou a dedicar esforços para levar brinquedos novos para crianças carentes, como ele foi.
Corrida para arrecadar brinquedos
Psiu hoje é radialista, ganha a vida fazendo shows, animando festas e conta com a ajuda de empresários e voluntários, para conseguir as doações.
Todo ano é a mesma correria para conseguir os presentes.
Depois disso, com os brinquedos em mãos, ele vai pessoalmente entregar os presentes e diz que o sorriso das crianças beneficiadas é o combustível que tem para repetir a campanha todo ano.
Entregas do Natal 2023
Psiu já está se preparando fisicamente para visitar todas as cidades onde vai entregar os brinquedos, dias antes do Natal.
Este ano a lista inclui as crianças que moram em
- Cidade Estrutural
- Sol Nascente
- Expansão Samambaia
- Quintas do amanhecer
- Planaltina DF e
- Vale do amanhecer
Leia mais notícia boa
- Palhaço rifa álbum dourado da Copa para comprar brinquedos para crianças carentes no Natal
- Palhaço órfão vai doar 10 mil brinquedos a crianças carentes no Natal
- Palhaço órfão enfrenta crise e quer doar brinquedos no Natal
Transparência
Para atingir a meta, o palhaço faz de tudo. Até rifa Psiu já fez em anos anteriores.
E Psiu lembra que não aceita dinheiro para evitar suspeitas de desvio.
Ele direciona as pessoas doadoras para comprarem os brinquedos na empresa parceira dele, a Cia Toy, que tem mais de 20 lojas de brinquedos no DF.
Inclusive, na semana que vem, no dia 14, a direção da empresa começa um mega-saldão, com brinquedos bem mais baratos, justamente para ajudar na campanha do Palhaço Psiu.
Todo empolgado e confiante, como sempre, Psiu falou sobre os 25 anos da campanha que leva brinquedos e sorrisos para crianças carentes:
“Esses 25 anos do Psiu Noel Natal Feliz são um legado de empatia e solidariedade que inspiram a todos nós a sermos melhores, a olhar para o próximo com mais compaixão e a lembrar que a verdadeira essência do Natal é compartilhar e cuidar uns dos outros”.
Como participar
Bora ajudar?
Para doar, entre em contato pelo WhatsApp do Palhaço Psiu: 61981176101.
Todo emotivo, ele adora conversar e explicar direitinho como dá para participar da campanha.