O Butão criou um programa incrível de saúde animal e se tornou o primeiro país do mundo a conseguir a esterilização e vacinação de 100% de cães em todo seu território. A iniciativa foi uma parceria de uma instituição de caridade global e o governo do país!
Tudo começou em 2009. O governo e a Humane Society International (HSI) iniciaram um programa piloto de bem-estar animal e saúde humana. A situação no país era crítica em relação aos cães e rua e estava na hora de tomar uma medida.
Foi assim que surgiu o Projeto Nacional de Gestão da População Canina e Controle da Raiva para o Butão. A HSI implementou um programa piloto de esterilização e vacinação para cães na capital. A iniciativa deu certo, foi ampliada para todo o país e esterilizou mais de 150 mil cães de rua e microchipou 32 mil cães de estimação.
Programa piloto
Estima-se que na Ásia haja mais de 300 milhões de caças de rua.
Os animais, acabam lutando contra fome, doenças não tratadas, infecções parasitárias, e outras adversidades.
Além disso, o aumento da população desses animais pode aumentar o risco de mordidas e a propagação da raiva.
Com a missão de combater esse tipo de acidente, o Butão se organizou e começou um megaprojeto!
Primeiro, as ações se concentraram em Timbu, capital do país.
Expansão e treinamento
À medida que o sucesso veio, foi preciso expandir as ações do programa.
Responsável pelo projeto, HSI treinou mais de 35 veterinários e funcionários do Butão para que a esterilização fosse feita em alto volume e com grande qualidade.
A iniciativa também integrou a comunidade, melhorando a conscientização pública sobre o bem-estar dos cães.
“Isto pode parecer um pequeno passo, mas irá percorrer um longo caminho na construção da nação. Este é um encontro histórico, não apenas para a nação, mas globalmente”, disse o Primeiro-Ministro Tshering durante a cerimônia de encerramento do programa.
Leia mais notícia boa:
Xuxa e Zé Gotinha se unem para incentivar vacinação de crianças no Brasil; Vídeo
Idoso chora de alegria ao ganhar filhote, após cachorrinho dele morrer; Vídeo
Robins, o robô cachorrinho que ajuda crianças surdas a aprender espanhol
“Conquista notável”
Para Keren Nazareth, diretor sênior de animais de companhia e engajamento da HSI, o feito do país só foi realizado por um envolvimento mútuo entre a sociedade civil e o governo.
“Isso tem sido um longo caminho acompanhado de aprendizagem e ajustamento constantes, mas desde o início o governo estava empenhado, o que nos permitiu melhorar conscientemente a população sobre a situação”, explicou.
Além disso, Keren contou que Butão pode servir de exemplo para outros países da Ásia.
“É uma conquista notável que esperamos que mostre o caminho para os governos de toda a Ásia que também enfrentam desafios de cães de rua. Há muito o que aprender com o Butão, incluindo a sua determinação e compaixão para criar uma coexistência mais pacífica para pessoas e cães”.
Com informações de World Animal News.