Brasileiro se reinventa aos 82, pinta telas inéditas e coloca à venda para o Natal

JB Rico é um brasileiro que se reinventa aos 82 anos e usa as telas, um dom antigo que tem, para se expressar. Ele pinta nos momentos de inspiração. E obras de arte, para quem as ganha ou presenteia, valem ouro, nem sempre pelo preço, mas pela importância de serem inéditas, diferenciadas e porque são um presente para a vida toda.
Este ano, o artista plástico decidiu colocar seu acervo à venda para o Natal. JB Rico, o pai de santo que virou pintor, tem mais de 60 obras de pintura em acrílico sobre tela e também, sobre MDF.
As telas variam entre 70 cm e 150 cm e têm sido trabalhadas no dia a dia de Rico, que hoje é aposentado e mora com a família, em São Paulo. Ele contou em entrevista ao Só Notícia Boa que a venda das obras é para ajudar em suas “despesas médicas e cuidados com sua saúde”.
Sincretismo religioso
Uma das temáticas preferidas de JB Rico é a inspirada por sua religião, o Candomblé, cuja matriz é africana, trazida pelos escravos, mas que hoje é uma das expressões do chamado sincretismo religioso.
Na época, o catolicismo imposto pelos senhores de escravos acabou se misturando com a cultura dos povos escravizados, criando assim, várias expressões de fé – religiões afro-brasileiras.
O artista é neto de uma escrava, da qual herdou a dedicação aos orixás.
Autodidata impressionista
Nascido em Paraibuna (SP), hoje mora na Capital e se auto define como “impressionista”.
Ele conta que começou a pintar aos 18 anos e até hoje é a arte que pauta o seu dia e suas expressões. É pai de santo do Candomblé, por devoção, e já foi vendedor, por vocação.
Como autodidata, iniciou com estilo primitivista e aos poucos foi introduzindo em sua arte, um traço forte e imaginação fértil, passando para o impressionismo.
Tudo vira arte nas mãos de JB Rico
Na casa onde vive, azulejo da cozinha, armarinho do banheiro, uma panela que caiu em desuso, portas entre um cômodo e outro e até pedaços de madeira deixados no quintal viram arte.
“Quando eu percebo, já pintei tudo que vi pela frente, porque é a arte que me conduz”, relata JB Rico, enquanto exibe seus trabalhos, na casa onde vive, no bairro da Lapa, zona Oeste de São Paulo.
Leia mais notícia boa
- Médico se reinventa e abre padaria gourmet em SP; 40 tipos de pães
- Menina de Nova Friburgo vai expor pinturas no Louvre, em Paris
- Religiões de matriz africana. Vem aí reparação histórica no Brasil!
Como comprar
Para aquisição das obras, basta enviar mensagem para o WhatsApp 55 12 99760-2118 e falar com Carlos Alberto.
Se preferir, pode ligar para o 11 3022- 6345.
O pagamento pode ser feito por Pix, ou por meio de cartão de crédito, em até 3 vezes.
Serviço
Arte no Natal
JB Rico
Contato (12) 99760-2118 (São Paulo)
Veja algumas das telas de JB Rico:




Veja outras telas no Instagram do artista:
View this post on Instagram
Com colaboração de Sandra de Angelis e Angélica Soller