Uma pesquisa mostrou que adotar uma dieta vegana pode reduzir em até 95% a frequência das ondas de calor em mulheres na menopausa. Nesse tipo de alimentação, é cortado produtos de origem animal, como carne, leite e ovo.
E não é só a frequência que diminui, mas a intensidade também. As participantes que mudaram a alimentação, ainda chegaram a perder uma média de mais de 6 kg.
O grupo recebeu uma dieta vegana com baixo teor de gordura, mas que incluía meia xícara de soja cozida diariamente. A soja contém isoflavonas, que possuem estruturas semelhantes ao estrogênio, e a reposição dele é uma das principais maneiras de aliviar os sintomas da menopausa.
Sobre a pesquisa
A pesquisa analisou por 12 semanas os sintomas de 84 mulheres na pós-menopausa que estavam a duas semanas com moderadas ou fortes ondas de calor
Um grupo seguiu a dieta vegana com soja.
Já o outro continuou com a alimentação normal.
Das 42 mulheres que mudaram a alimentação, era como se 9 em cada 10 não tiveram mais sintomas de calor fortes.
Ler mais notícia boa
- Arnold Schwarzenegger baixa colesterol aos 74 com dieta vegana
- Novo estudo mostra como dieta vegetariana reduz colesterol
- Dieta mediterrânea reduz risco de demência em 23%. Veja cardápio!
Resultados
Um grupo de 11 participantes também teve seu microbioma intestinal avaliado.
Os resultados mostraram que as bactérias boas no intestino aumentaram com o tempo.
Foi a primeira vez que um estudo conseguiu mostrar que a diminuição de certas bactérias no intestino está relacionada aos momentos de calor na menopausa.
Muitos benefícios
Parece que comer produtos de origem animal, cortar a gordura e incluir um pouco de soja na alimentação pode ajudar a passar por essa fase de forma mais tranquila.
Além disso, a adoção dessa alimentação também traz outros benefícios, como a diminuição do risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Isso porque as bactérias que podem causar esses problemas ficam em menor quantidade quando você segue a dieta vegana.