Veja 5 hábitos para manter os músculos após os 50 anos
Quem disse que você precisa chegar à meia-idade sem massa muscular? Com esses 5 hábitos, manter os músculos depois dos 50 anos vai mais fácil. Papel e caneta na mão?
Mesmo com o metabolismo desacelerando, é possível contornar o impacto negativo na hipertrofia provocada pela idade. É preciso ficar atento à rotina e continuar com o treinamento de força de duas a três vezes por semana.
O treino funcional pode ser uma boa saída. Ele mistura habilidades como força, flexibilidade, resistência, equilíbrio e coordenação motora. Além disso, a quantidade de proteína ingerida não pode sair fora da curva, é também é preciso descansar! Veja o top 5 abaixo.
Cinquetei: e agora?
Agora segue tudo normal, mas dando atenção a alguns cuidados!
Segundo o personal trainer Leandro Twin, da Growth Supplements, nessa idade há o risco de sarcopenia, um quadro caracterizado pela perda de massa muscular causada pelo envelhecimento.
Mas calma, porque nada está perdido. “Felizmente, interromper a sarcopenia é fácil, pois bastam alguns ajustes de rotina e treinamento de força”, explicou o profissional.
Já o nutricionista esportivo Diogo Cirico, também da Growth, explica que nessa idade, a capacidade do corpo de usar os nutrientes para reconstruir os músculos é mais reduzida.
“Isso acontece porque o processo da digestão, absorção e utilização dos nutrientes pelos músculos diminui. Portanto, o impacto positivo que uma refeição deveria ter na construção muscular é menor”.
Leia mais notícia boa
- 11 hábitos para melhorar a saúde mental; banho de espuma é um deles
- 8 hábitos saudáveis fazem homem viver 24 anos a mais e mulher 21
- 12 hábitos de pessoas centenárias para ter uma vida mais longa e feliz
Mas e então, o que fazer?
Apesar das dificuldades serem maiores, isso não significa que elas não possam ser superadas.
Veja abaixo os 5 hábitos para continuar a construir massa muscular após chegar na casa dos cinquenta!
- Continue com a musculação: manter a hipertrofia é fundamental nesse momento. A melhor forma de estimular o músculo, para que ele se regenere e aumente de tamanho, é por meio de exercícios físicos com carga. Mas é claro, fique atento aos sinais que seu corpo dá, nada de passar do limite, ok?
- Aposte no funcional: o funcional é uma ótima saída! Além de proporcionar um ótimo desempenho físico, trabalha os movimentos para evitar lesões durante a musculação. Os treinos também são mais dinâmicos, menos pesados e bem interativos!
- Lembre do descanso: o personal trainer lembra que a musculação é, na verdade, o indivíduo estimulando microlesões no músculo, mas sem o descanso adequado para recuperar o tecido, isso pode ser um problema. “Sem o descanso, as lesões do músculo permanecem e a pessoa fica mais fraca”, disse.
- Coma proteína: sim, coma muita proteína! Elas se transformam em aminoácidos e são essenciais para a síntese muscular. “São como os construtores, ajudando a formar músculos. A leucina, um tipo de aminoácido, ativa uma vida chamada mTOR, fundamental para estruturar os músculos”, disse Diogo.
- Tá tudo bem comer carboidratos: nada de sair cortando o carboidrato! Os músculos utilizam carboidratos como principal fonte de energia durante os exercícios. Consumir pouco desse ingrediente significa menos energia e pior desempenho atlético. Se você quer manter os músculos, vai querer estar sempre bem disposto para fazer bons treinos, certo?
Com informações de Metrópoles.