Já montou a árvore de Natal? Sabia que tem dia certo?
Chega dezembro e vem a dúvida de todo ano: qual é o dia certo para montar a árvore de Natal? Em alguns países, como os Estados Unidos, a preparação para as festividades natalinas é iniciada logo após o feriado de Ação de Graças. Já em outras localidades, como no Brasil, os costumes aguardam até o Advento.
Pela tradição Cristã, o dia certo de montar a Árvore de Natal é no primeiro dia do Advento, que começa 4 domingos antes do Natal e marca um tempo de espera e de esperança para a chegada de Jesus Cristo. Este ano a data caiu no último domingo, 3 de dezembro.
“Não há um dia universalmente correto para montar a árvore de Natal. Essa é uma tradição profundamente enraizada em muitas famílias, e o momento de decorar varia conforme as tradições familiares e a experiência emocional que cada um deseja criar”, disse o Dr. Thiago Pedro Menezes, psicólogo especializado em comportamento festivo, em entrevista exclusiva ao Só Notícia Boa.
Manter os costumes é importante
De acordo com o Dr. Thiago a escolha do momento para iniciar a decoração natalina está relacionada com a cultura familiar e o significado atribuído à data.
Então mesmo considerando algumas questões religiosas, o psicólogo garante que dá para “deixar passar a data” e escolher o melhor momento entre os entes queridos.
“Se há uma tradição na sua família de montar a Árvore de Natal, onde todos estejam presentes, vale passar da data religiosa. O importante é que todos estejam felizes naquele momento. Essa sensação também dispara os famosos “hormônios da felicidade” e criam um ambiente muito mais cheio de alegria”, explicou.
Dia do presépio
“O que existe, na verdade, é uma tradição forte e quase milenar de montar o presépio no primeiro domingo do Advento […] A árvore tem acompanhado esse costume desde que os católicos a assumiram, mas, não é uma tradição de origem católica”, contou o padre Rafael Vieira ao Só Notícia Boa.
Missionário Redentorista, e ex-CNBB, ele lembrou que a montagem do presépio pode ser feita em outro dia. Ele deve ser colocado embaixo da árvore após duas semanas, no terceiro domingo do Advento, que este ano cai no dia 17 de dezembro.
A data representa o Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria
Leia mais notícia boa:
- Fotógrafo faz ensaio de Natal com cães abandonados para incentivar a adoção
- Brasileiro se reinventa aos 82, pinta telas inéditas e coloca à venda para o Natal
- Idosos de asilo fazem pedidos simples de Natal e web reage: “Toca nosso coração”
Não pode esquecer as decorações!
Os enfeites natalinos também têm o seu significado e importância na Árvore de Natal.
O pisca-pisca na árvore representa a vida e a transformação. Ele representa a luz de Jesus em nossas vidas e nossas casas.
Ao enfeitar e colocar pedidos, seguindo a tradição, estamos reforçando a paz e amor de Jesus Cristo.
E ao iluminar a Árvore de Natal ao longo do advento, a ideia é trazer mais luz e prosperidade para dentro nós, diz o cristianismo.
Independentemente de quando você optar por montar sua árvore de Natal, o importante é aproveitar essa época para compartilhar amor, gratidão e alegria com seus entes queridos.
E que as luzes e enfeites natalinos possam iluminar não apenas sua casa, mas também seus corações, nesta época tão especial do ano, que se comemora o nascimento de Jesus Cristo.