A atuação dos Doutores da Alegria fica ainda mais especial em dezembro, quando levam a magia do Natal para os pacientes internados em hospitais públicos.
A equipe espalha graça com brincadeiras, cantos e apresentações teatrais aos pacientes, acompanhantes e funcionários. Este ano, hospitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife terão cada um uma celebração diferente com esses gigantes do riso.
A ação de “levar o Natal para o hospital é uma forma de humanizar os leitos hospitalares, fazendo com que as crianças possam esquecer a dor por alguns minutos e amenizar a tristeza de um Natal longe do lar”, contaram os Doutores da Alegria.
Então é Natal…
A equipe vai toda no clima natalino, com direito a enfeites e brincadeiras. Tem tiaras de rena, cabelo de árvore de Natal e até orelhinhas de elfos.
E são os “besteirologistas” e artistas selecionados do projeto Plateias Hospitalares, que fazem espetáculos e cortejos natalinos.
E olha que cuidado: cada celebração é adaptada à realidade e cultura regional do lugar.
Ler mais notícia boa
- Jovem ajuda pacientes que enfrentam câncer com vídeos motivacionais
- Vovós criam chapéus e brinquedos de tricô para crianças hospitalizadas
- Cães terapeutas visitam pacientes com câncer e levam alegria a hospital
Três cidades
As apresentações começaram no dia 4 de dezembro, e vão ate o dia 22 de dezembro.
Só no Rio de Janeiro, o grupo realiza apresentações natalinas em 7 hospitais.
Em São Paulo, os artistas celebram em oito unidades em diferentes zonas da cidade, com cortejos de músicas tradicionais e autorais.
No Recife, o diferencial é o espetáculo Auto de Natal em cinco hospitais da cidade, que conta a história de Jesus, com as trapalhadas dos besteirologistas.
O que é esse projeto?
O Doutores da Alegria é uma organização sem fins lucrativos que leva a arte do palhaço para unidades de saúde. Eles estão na ativa desde 1991.
A essência do trabalho é o uso da paródia do palhaço. Eles brincam de médico para trazer alegria e esperança por onde passam.
Esse trabalho é feito por artistas profissionais contratados pela organização, e não por voluntários.
Ah, e os hospitais não pagam nada para receber o projeto.
As enfermeiras não escaparam do coral
Nas redes sociais, a ONG compartilhou um desses momentos de alegria vivenciados no hospital. Dessa vez, foi a equipe de enfermagem neonatal do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, que se divertiu.
As enfermeiras se reuniram com os besteirologistas para realizar o especial “Coral da Neonatal do Santa” e mostraram que a aula de canto está em dia. (assista o vídeo abaixo)
Nos comentários choveu elogios para o trabalho dos palhaços.
“Que alegria, trabalho contagiante. Viva a palhaçaria hospitalar”, disse uma internauta.
E quem recebeu um pouco dessa alegria não esquece. “Nos dias difíceis eles sempre estão passando nos quartos e levando alegrias para nossos bebês e para nós também. Obrigada!”, disse outra seguidora.
Assista aos Doutores da Alegria no hospital de São Paulo
Ver essa foto no Instagram