E os usuários do mensageiro mais famoso do mundo tiveram muito o que comemorar este ano. De acordo com a Meta, desenvolvedora do WhatsApp, pelo menos 13 recursos novos foram lançados em 2023. E o próximo ano também promete!
As atualizações, segundo a marca, foram liberadas considerando os pedidos de quem utiliza o aplicativo tanto para o pessoal como para o comercial. O objetivo é que o WhatsApp se transforme, aproximando-se cada vez mais de uma rede social.
O Só Notícia Boa publicou, ao longo de 2023, diversas dessas atualizações e vamos relembrá-las agora. A reportagem do portal também pesquisou sobre as novidades que a Meta está preparando para 2024. Confira!
Atualizações do WhatsApp em 2023
1 – Comunidades
Logo em janeiro, o WhatsApp liberou o recurso de “Comunidades” para os brasileiros. A função permite unir vários grupos, criando canais para mensagens gerais.
2 – Mudanças nos “Status”
Em fevereiro, um pacote de inovações nos “Status” chegou à plataforma. Agora, é possível compartilhar áudios, selecionar quem pode visualizar as postagens e até reagir com emojis às publicações de contatos.
3 – Novidades nos “Grupos”
Março trouxe atualizações para os grupos, possibilitando aos administradores filtrarem quem entra através de links de convite. Também trouxe a novidade de você saber quais os grupos em comum tem com seus contatos.
4 – Pagamentos pelo WhatsApp
Em abril, após aprovação do Banco Central, o WhatsApp liberou o uso de cartões de crédito para transações no aplicativo, facilitando pagamentos entre usuários e empresas.
5 – Uma conta em até quatro celulares
Uma das adições mais esperadas, também lançada em abril, foi a permissão para o uso de uma mesma conta em vários dispositivos. O usuário pode “compartilhar” o aplicativo em até quatro aparelhos diferentes, sem a necessidade de desconectá-los.
6 – Aplicativo para smartwatches
Em maio, o WhatsApp expandiu suas fronteiras, lançando seu aplicativo para smartwatches, fruto de uma parceria entre Meta e Google.
7 – Bloqueio de conversas com senha
Ainda em maio, recursos de privacidade avançada foram implementados, incluindo a possibilidade de bloquear conversas específicas com senha. Agora em novembro, essa função foi atualizada e além de senha, você pode “esconder” as conversas com um código secreto.
8 – Edição de mensagens enviadas
Junho trouxe a capacidade de editar mensagens enviadas dentro de um intervalo de 15 minutos.
9 – Bloqueio de chamada de números desconhecidos
Também em junho houve a liberação do bloqueio de chamadas de voz de números desconhecidos, evitando assim ligações indesejadas.
10 – Vídeos curtos por mensagem
Em julho, o recurso de mensagens de vídeo foi adicionado, permitindo o envio rápido de vídeos curtos nos chats. Agora é possível responder uma mensagem de um contato através de texto, áudio ou vídeo.
11 – Canais
Setembro foi marcado pela chegada dos “Canais” ao WhatsApp no Brasil, permitindo aos usuários seguir informações de diversas fontes. E o Só Notícia Boa também criou o próprio canal. Segue a gente lá, clicando aqui!
12 – Duas contas no mesmo celular
Em outubro, a marca liberou o uso de duas contas no mesmo aparelho. Os usuários podem ter agora dois números de WhatsApp, utilizando o mesmo aplicativo.
13 – Mensagem de áudio com visualização única
A atualização mais recente veio para complementar outra já existente. Agora, além das fotos, o WhatsApp também permite mensagens de áudio com visualização única.
Leia mais notícia boa:
- Menina de 4 anos salva vida da avó usando nova função do WhatsApp
- ChatGPT do WhatsApp, LuzIA chega ao Brasil. Veja como adicionar e falar com ela
- Veja 5 dicas simples para aumentar a proteção no seu WhatsApp
Novidades para 2024
Embora o WhatsApp ainda não tenha oficializado suas atualizações para 2024, muitas novidades já foram divulgadas pelo WABetaInfo, uma plataforma conhecida internacionalmente por disponibilizar atualizações do aplicativo que estão em desenvolvimento.
Segundo o site, uma das novidades mais esperadas para 2024 é a possibilidade de não precisar mais usar seu número de telefone para compartilhar a conta do WhatsApp com amigos.
O usuário continuará com a obrigatoriedade de ter um telefone para se cadastrar no aplicativo, mas precisará apenas compartilhar um nome de usuário – tipo o @ das redes sociais – para ser adicionado no mensageiro.
Outro pedido que deve ser atendido pelo WhatsApp no ano que vem é a possibilidade de novos usuários acessarem o histórico de conversa dos grupos. Isso já acontece com o Telegram e é um desejo também de quem utiliza o app da Meta.
Vamos torcer para que todas essas atualizações cheguem logo!