Como Ioga ajuda a combater ansiedade de fim de ano
As festas de fim de ano muitas vezes sobrecarregam muito a gente e saber como sair dessa tensão. E nesse período, a Ioga pode ser uma ótima aliada para aliviar o estresse e ansiedade gerada pela correria do Natal, Ano Novo e férias.
Segundo especialistas, a prática regular de ioga pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, proporcionando uma sensação de calma e equilíbrio. As posturas físicas, combinadas com a respiração consciente, ajudam a acalmar a mente inquieta, trazendo um senso de serenidade tão necessário nesta época.
“O yoga possui uma série de técnicas que ajudam a relaxar, a ter consciência do presente, maior qualidade de vida, cuidados com a saúde e ajudar a afastar a ansiedade, que pode ser bastante comum nesta época do ano”, explicou a professora de yoga, Bruna Tiboni Kaiut.
Estudos comprovam eficácia
O foco na respiração durante as aulas de ioga é fundamental para desacelerar os pensamentos ansiosos. Isso permite que as pessoas se conectem consigo mesmas, reduzindo a sensação de sobrecarga mental comum no fim do ano.
Além disso, a ioga oferece uma abordagem completa para lidar com a ansiedade, não apenas fornecendo alívio temporário, mas também fortalecendo a resiliência mental a longo prazo.
A prática constante pode melhorar a qualidade do sono, aumentar a consciência corporal e promover uma sensação geral de bem-estar.
Leia mais notícia boa:
- 10 boas ações para realizar em família neste fim de ano
- Veja 7 dicas para evitar brigas com família nas festas de fim de ano
- 5 dicas para comer e beber no fim de ano sem brigar com balança depois
Mudança no estilo de vida
Além de cultivar o equilíbrio emocional, a prática de ioga desempenha um papel crucial no fortalecimento tanto da saúde física quanto mental. Seu impacto vai além, criando um ambiente propício para mudanças significativas no estilo de vida no novo ano.
“Neste período festivo, não apenas celebramos, mas também refletimos sobre escolhas essenciais para melhorar nossa qualidade de vida, como abandonar hábitos prejudiciais, por exemplo”, enfatiza Bruna.
A especialista ressalta que a ioga desempenha um papel vital nesse processo, frequentemente sendo considerada como o ponto inicial para uma transformação profunda no estilo e na qualidade de vida. “Por que não adicionar a prática de ioga à sua lista de metas para o ano de 2024?” sugere Bruna.
Como começar a praticar Ioga?
O Ioga é uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar e por pessoas de todas as idades. Basta separar um tempo durante o dia e encontrar um lugar confortável e tranquilo, onde você possa relaxar e se concentrar.
A frequência com que você deve fazer Ioga depende dos seus objetivos e disponibilidade, podendo variar entre duas e três vezes por semana e todos os dias! Portanto, planeje-se e pratique esta atividade para começar o ano bem.
Com informações de Alto Astral