Que tal experimentar novas atividades para brincar com as crianças nas férias e afastar os pequenos das telas? O celular, a televisão e o video-game dão espaço para criatividade em pinturas, brincadeiras lúdicas e até leituras de livros!
As telas são prejudiciais e um estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford mostrou que crianças que passam muito tempo usando telas tinham habilidades de pensamento mais fracas, por exemplo. Que tal incentivar práticas que ajudam a contornar isso?
Nas férias as crianças acabam ficando muito tempo em casa e é preciso pensar algo para não expor os pequenos ao perigo. Brincar com os filhos de pintura, por exemplo, é uma ótima atividade! Além de incentivar a criatividade, pode divertir toda a família!
Telas e os pequenos
A OMS, Organização Mundial da Saúde é bem clara em suas recomendações: as telas para os pequenos devem ser controladas, e, em alguns casos, até mesmo evitadas.
Segundo a Instituição, crianças de 0 a 2 anos não devem ser expostas à tela devido ao período de desenvolvimento neural e cognitivo.
De 2 a 5, o período de exposição deve ser limitado a uma hora por dia. Enquanto para crianças de 5 anos, o acesso deve ser de duas horas, mas sempre com o controle de conteúdo.
Além disso, a pesquisa realizada por Oxford mostra que crianças expostas a telas, também podem ter habilidades prejudicadas na escola, por exemplo.
Leia mais notícia boa
- Jovem supera timidez e arrecada 54 mil brinquedos para crianças carentes
- Jogadores do Manchester City levam presentes de Natal para crianças em hospital; VÍDEO
- Jovem de 17 conclui doutorado e cria programa para ajudar crianças
Xô telas!
Mas e aí, a criançada tá em casa e você precisa distrair todo mundo, o que fazer?
Veja agora a lista com 10 atividades para entreter as crianças durante as férias!
- Pintura e artesanato: sim! Bota essa criança para pintar. A pintura vai ajudar na criatividade das crianças e entretelas por muito tempo. Além disso, é uma atividade super lúdica, barata e que pode ajudar a descobrir o artista que tem dentro dos pequenos.
- Jogos de tabuleiro: os jogos de tabuleiro são uma outra forma de divertir bastante toda a família, principalmente as crianças. Melhor ainda se você escolher algum jogo de personagem que eles gostam. Hoje em dia tem vários no mercado!
- Clube de leitura: que tal incentivar um clube de leitura com as crianças? Pode ser de livros, gibis ou qualquer coisa que eles se interessem. Melhor ainda é se os papais também se engajarem. Vai ser super divertido!
- Cozinhar juntos: essa aqui é uma ótima opção para integrar toda a família e incentivar os pequenos desde cedo na cozinha. É claro que você precisa deixá-los longe do fogão e objetos cortantes, por exemplo, mas eles podem ajudar em muita coisa na cozinha, não é? Ao invés de só servir um bolo delicioso, deixe que os pequenos ajudem também! Eles podem separar os ingredientes, por exemplo.
- Caça ao tesouro: esconda tesouros em casa e faça um mapa bem legal. Crianças adoram brincadeiras curiosas e elas vão ficar um bom tempo procurando o que foi escondido pela casa. No final, quando acharem, eles ficam com os prêmios, ok? Isso vai ser muito divertido!
- Piquenique ao ar livre: se você tem quintal em casa, que tal pensar em um piquenique super bacana? Separe pratos bem gostosos, lanches, sucos e uma toalhada temática para brincar com a criança. Se você mora em apartamento, faça essa atividade em um parque próximo!
- Competição de dança: e aí, bora descobrir quem da família tem o maior talento na dança? Organize uma competição de dança com os pequenos e quem dançar melhor ganha um prêmio. Show demais!
- Pratique esportes: bota os pequenos para se exercitarem e praticar esportes com ele. Pode ser volei, caminhada, futebol e várias outras modalidades. Além dos pequenos se divertirem, o exercício físico vai ajudar a saúde de todo mundo da família.
- Brinque de mímica: ah, eu lembro de na minha infância sempre brincar muito de mímica e era muito divertido. Que tal? Reúna as crianças na sala e bora brincar! Pode ser com temática de filme, desenho animado e muito mais. Brincadeiras como a de mímica ajudam a criatividade dos pequenos a florescer.
- Passeios culturais: essa não dá pra ser feita dentro de casa, mas é tão divertida quanto! Faça pequenos culturais com as crianças. Vá a museus, visite festas culturais, exposições e peças teatrais. Nas épocas, as cidades costumam bombar com esse tipo de atividade. Fique ligado nos sites de locais culturais perto de sua casa.