Só Notícia Boa
Comercial
Vai curtir o verão? Veja dicas para evitar intoxicação alimentar nas praias
7 de janeiro de 2024
- Vitor Guerras
Entre as dicas para evitar intoxicação alimentar, estão optar por alimentos feitos em casa, observar o manuseio de ambulantes e maneirar no álcool. - Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.
Entre as dicas para evitar intoxicação alimentar, estão optar por alimentos feitos em casa, observar o manuseio de ambulantes e maneirar no álcool. - Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.

O verão chegou e as praias estão lotadas, mas para curtir a estação sem passar mal na hora do lanchinho, veja essas dicas para evitar uma intoxicação alimentar.

O consumidor precisa ficar alerta à conservação e higiene dos alimentos que consome nas praias. As altas temperaturas no local e a falta de higiene, podem favorecer a contaminação dos alimentos, levando o banhista a uma gastroenterite.

A nutricionista Franciele Bianchini diz que o mais seguro é consumir alimentos preparados em casa: “O melhor é sempre trazer de casa, onde a gente tem um controle maior de contaminação, sendo preparado em casa”, explicou.

Comercial

Xô intoxicação

Na hora de se alimentar, além dos lanches levados de casa, na praia você encontra espetinhos, churros, cachorro quente e muito mais. Mas atenção!

O calor, junto com o manuseio errado dos alimentos, podem gerar graves infecções.

Veja o que fazer para curtir o verão nas praias sem passar por perrengues

  • Leve o lanchinho de casa: a melhor saída é evitar consumir alimentos comprados na praia. O lanche feito em casa é mais seguro e você tem mais controle sobre como manusear os alimentos e estocar a comida, depois de pronta.
  • Atenção aos ambulantes: se você decidir comprar algo na praia, repare como o alimento está sendo manipulado. “Se esse manipulador de alimento está mexendo em alimentos crus e alimentos preparados, ali a gente já tem um grande risco de contaminação cruzada”, explicou.
  • Cuidado com o tempo de exposição: é preciso também se atentar ao tempo de exposição do alimento. Com as altas temperaturas… a gente não sabe quanto tempo o alimento está ali nas barraquinhas. Quando a gente leva de casa, em uma bolsa térmica, a gente tem essa segurança maior”, analisou Franciele.

Leia mais notícia boa

Melhores alimentos para consumir na praia

Além disso, Franciele explicou que alimentos como frutas, por exemplo, são ótimas opções para levar para o lanchinho na praia.

“A gente pode pensar em frutas, frutas com casca, tem uma durabilidade maior. Frutas secas são boas opções, têm uma durabilidade maior ainda”, disse.

Já para sanduíches, a profissional indica com recheio de frango e atum, embalados em papel de alumínio, que favorecem uma durabilidade maior.

“Fazer sucos naturais e colocar em forminhas de gelo, para trazer para as crianças, também é uma ótima opção saudável”.

Álcool favorece diarréias

Na hora de curtir o verão, a especialista também disse que é preciso ficar de olho na ingestão de álcool.

“O álcool aliado com frituras e molhos, alimentos não são tão interessantes, ele vai favorecer esses quadros de diarreia, de dores de cabeça e de desidratação. E, às vezes, acaba levando uma pessoa a um pronto atendimento”, concluiu.

Gostou? Então aproveite a praia!

Segundo a nutricionista, alimentos como sanduíches caseiros e frutas são boas opções para o lanche na praia. Foto: Freepik.
Segundo a nutricionista, alimentos como sanduíches caseiros e frutas são boas opções para o lanche na praia. Foto: Freepik.

Com informações de SBT News.

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial