Um cão golden retriever adotou filhotes abandonados que foram rejeitados pelos pais em um zoológico, assim que nasceram. A ninhada de Mabeco, também conhecida como cães pintados selvagens, nasceu no zoológico de Potawatomi, Indiana, nos Estados Unidos, e está ameaçada de extinção.
Os bichinhos precisaram de forte interação social para sobreviverem porque a mamãe Blue, e o papai Maurice, não queriam os filhotes.
A equipe do zoológico tomou a decisão de intervir e foi aí que Kassy, uma Golden Retriever da região, foi acionada. Ela imediatamente aceitou os cachorrinhos pintados e começou a cuidar deles como se fossem dela.
Ameaçados de extinção
Os cães pintados selvagens são uma espécie ameaçada de extinção.
No zoológico, a equipe começou acompanhar de perto quando a mamãe Blue ficou prenha.
No local, toda ninhada assim que nasce, ganha toda atenção especial, para que se integre com sucesso numa matilha e contribua para futuros programas de reprodução.
12 horas após o nascimento dos filhotes, a equipe do zoológico percebeu atitudes estranhas de Blue: “Ela não estava cuidando de seus filhotes como deveria, e Maurice, estava seguindo seu exemplo”, disseram em comunicado os profissionais do zoo.
Plano B
Para garantir que os bichinhos sobrevivessem, a equipe de cuidados consultou o Plano de Sobrevivência das Espécies de Cães Pintados Africanos (SSP).
A saída era intervir e criar manualmente a ninhada de filhotes.
Como é muito importante que os cães pintados sejam criados em uma estrutura social canina, a SSP começou a procurar um cão doméstico para amamentar os filhotinhos. Isso dispensaria a mamadeira e tornaria os bichinhos mais “naturais”.
Leia mais notícia boa
- Homem salva filhotes de gato abandonados em caixa do McDonald’s
- Filhotes de Ararinha-azul nascem na BA pela 1ª vez após 37 anos
- Filhotes de cachorro abandonados no lixo posam como garis para incentivar adoção
A mamãe Kassy
O Conselho de Bem-Estar Animal de Indiana, algumas horas depois de ser acionado, conseguiu encontrar a golden Kassy, que também havia acabado de ser mamãe.
Ela e os bebês foram levados para o zoológico e a golden não teve nenhum problema em cuidar dos cães pintados.
O início foi desafiador, era preciso muito trabalho para que todos os filhotinhos sobrevivessem. Infelizmente, alguns dos pintados não eram fortes o suficiente, mas três sobreviveram!
“Foi uma jornada emocionalmente exaustiva e desafiadora para a equipe, mas a missão do Zoológico é trabalhar pela preservação das espécies selvagens”, disse o zoo em comunicado.
Agora, os cãezinhos Vermelho, Laranja e Azul, vão ganhar um novo lar do lado dos pais Blue e Maurice, para que possam aprender a se comportar como cães pintados.
“Continuar a crescer perto da família ajudará a incutir comportamentos naturais dos cães pintados”.