Só Notícia Boa
Comercial
Festival de Verão de Salvador é o 1° evento do Brasil a ter ações contra calor extremo
18 de janeiro de 2024
- Vitor Guerras
O Festival de Verão vai adaptar suas ativações na sombra, tomando assim medidas contra o calor extremo. Foto: Sércio Freitas.
O Festival de Verão vai adaptar suas ativações na sombra, tomando assim medidas contra o calor extremo. Foto: Sércio Freitas.

O Festival de Verão de Salvador, tradicional festival que sacode a capital baiana durante janeiro, será o 1° evento do Brasil a ter ações adaptadas para enfrentar o calor extremo.

Inédita no país, a medida vai atenuar o impacto das altas temperaturas no público, que vai curtir os dias 27 e 28 de janeiro com muita música. Os organizadores estão mapeando as ações climáticas e traçando planos de estratégias imediatas.

Uma das iniciativas é dispor as ativações dos eventos em locais que tenham sombra, por exemplo. Além disso, o evento também vai contar com a reciclagem de resíduos para reduzir a emissão de gases gerados.

Comercial

Sombra nas ativações

As ativações, locais onde o público pode interagir com brincadeiras no evento, foram pensadas especialmente para evitar o calor.

Todas estarão dispostas em locais sombreados, com árvores.

Para Bruno Portela, head da empresa Bahia Eventos, que realiza o festival, a ação veio para ficar.

“É o primeiro evento do Brasil que traz um plano estruturado de ações climáticas, com reações imediatas já mapeadas. Estamos acompanhando diversos indicadores climáticos, então nós temos um plano de ação para cada um deles.

Fomentar sustentabilidade

O Festival de Verão de Salvador é um dos maiores festivais de música do país e faz disso um momento para divulgar causas sustentáveis.

Segundo a arquiteta Leide Laje, o festival quer ser cada vez mais consciente.

“O festival entende o papel de ser um ponto de fomentar ações mais conscientes, então assume isso, fazendo as ações ambientes, sociais e também prevendo ações de engajamento”, disse.

Leia mais notícia boa

Ações contra emissão

Festivais desse porte normalmente acabam por gerar muitos resíduos e tem grande emissão de gases.

Para atenuar o problema, uma cooperativa vai atuar na triagem de óleo de cozinha e azeite descartável, além de coletar materiais como latinhas, garrafas plásticas e de vidro.

Lonas e tecidos também serão coletados e, posteriormente, encaminhados a uma ONG de costura solidária.

“Aí a gente vê o material que antes era cenografia do festival de verão virar bolsões, ecobags, carteiras…”, disse Leide.

Atrações de peso

O Festival de Verão de Salvador está marcado para os dias 27 e 28 de janeiro.

Os ingressos estão à venda e o evento será marcado por atrações de peso como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Lulu Santos, Carlinhos Brown, CeeLo Green e muito mais.

O evento também vai reciclar resíduos e diminuir a emissão de gases. Foto: Laécio Lacerdae.
O Festival de Verão de Salvador terá ações contra o calor. Também vai reciclar resíduos e diminuir a emissão de gases. Foto: Laécio Lacerdae.

Com informações de G1.

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial