Como evitar golpes em aplicativos de relacionamento; 5 passos importantes
Todos sabem que é preciso ter cuidado ao usar aplicativos de relacionamento. E tem 5 sinais de alerta para não cair em golpes na hora de arrumar um novo crush!
Segundo uma pesquisa encomendada pelo aplicativo de relacionamento Happn, em parceria com a empresa YouGov, 60% dos brasileiros usam os app para conhecer novas pessoas. Não tem jeito, os “datings apps” chegaram pra ficar e os criminosos se aproveitam disso.
Entre as dicas valiosas para não cair no golpe estão: ficar atento a perfil com poucas informações, reparar em fotos encenadas e nas recusas de chamadas de áudio e vídeo. Veja outras abaixo.
Difusão dos Dating Apps
Em uma pesquisa do PoderData, 22% dos brasileiros dizem utilizar ou já ter utilizado aplicativos de relacionamento.
E tá tudo bem, mas é preciso ficar ligado na hora de usar os chamados “Datings Apps”porque eles se tornaram terreno fértil para criminosos golpistas.
Se liga antes de encontrar a nova paquera, fazer amizade ou ter uma noite mais picante.
Leia mais notícia boa
- Idosos de 93 e 80 anos se conhecem no Tinder e se casam; Vídeo
- Coreano viaja 16 mil km para conhecer brasileira e diverte a web; Vídeo
- Idoso pede namorada em casamento em aula de dança: Ela me fez reviver
5 dicas de como se proteger
Como você não está vendo o outro usuário, é preciso redobrar o cuidado.
Veja agora 5 dicas para evitar golpes em aplicativos de relacionamento!
1 – Suspeite de perfis com poucas informações:
Um perfil com poucas informações pode ser um sinal de que aquela conta não é de uma pessoal real. Nesses casos, é muito importante verificar com cuidado todos os dados disponibilizados pelo usuário na hora da interação. Antes de marcar um encontro presencial, tente ao máximo confirmar se você está realmente falando com um usuário real.
Peça mais informações, cheque se a pessoa está presente em outra rede social e procure por selos de verificação.
2 – Desconfie de fotos encenadas
Sim, desconfie de fotos muito encenadas. Elas podem ser um alerta de que o usuário não é real ou está com má intenção. Um dos comportamentos comum em golpes é usar fotos sensuais ou de pessoas atraentes demais para atrair as vítimas. Se você desconfiar da foto daquela pessoa, faça uma busca reversa de imagens no Google, a ferramenta pode indicar que a foto é de banco de imagens, por exemplo.
3 – Sexting sem consentimento
Sexting é a prática de trocar conteúdo sexual online. Isso pode ser feito por mensagens, fotos ou vídeos e é bem comum na internet. No entanto, muitos usuários importunam com a prática sem consentimento. Para evitar que você receba essas imagens sem consentimento, o aplicativo Bumble, por exemplo, conta com a função Detector Privado. Com o recurso ativo, imagens com conteúdo sexual são recebidas borradas e cabe ao usuário decidir se quer ver ou não.
4 – Desconfie se o crush não quiser chamadas e áudio e vídeo
Um outro indício que você está falando com um golpista é o fato dessa pessoas não aceitar chamadas de vídeo ou de áudio, ou até mesmo não querer se encontrar pessoalmente. Essas ações indicam que o usuário não é realmente quem diz ser. Assim, é bom sempre desconfiar de pessoas que não aceitam contato além do virtual.
5 – Não forneça dinheiro ou informações pessoais
Uma das estratégias principais de golpista é criar conexões com o usuário. Com o elo fortalecido, é aí que eles tentam te enganar, pedindo dinheiro ou informações pessoais. É comum que criminosos manipulem emoções para conseguir o que querem, isso sem a vítima perceber. Ao conversar com alguém em aplicativos de relacionamento, fique atento e não ceda a pressões de ninguém. Desconfie também de histórias de pessoas que pedem muito dinheiro, lembre-se, o intuito desses aplicativos não é ajuda financeira.
Boa sorte!
Com informações de TechTudo.