Estudantes brasileiros vencem desafio da Nasa e vão para os EUA
Malas prontas para a terra do Tio Sam! Estudantes brasileiros venceram uma desafio pela NASA e vão conhecer as instalações da Instituição nos Estados Unidos.
Larissa Vargas, Sara Soares, Samara Santos, Jennifer Marques e Kezia Alexandre formam a equipe da Firjan SENAI São Gonçalo, Rio de Janeiro, e ficaram entre as 10 vencedoras do desafio.
O projeto apresentado por elas propõe um jogo que funciona como uma ferramenta educacional orientando crianças e adolescentes sobre a mecânica dos eclipses. Ao todo, participaram do desafio 60 mil estudantes, de 152 países e territórios.
Eclipse: Celestial Shadows
Juntas, as estudantes desenvolveram o jogo “Eclipse: Celestial Shadows”.
Durante o game, os jogadores aprendem sobre todo o funcionamento dos eclipses e porque somente algumas pessoas da terra podem vê-los em um determinado momento.
“Nenhum de nós tinha conhecimento em desenvolvimento de jogos, no entanto, cada uma se encontrou em uma tarefa”, disse Larissa.
Para a adolescente, apesar de não atuarem na área de tecnologia, elas se empenharam com um objetivo maior.
“Democratizar o acesso à educação”.
A experiência foi tão positiva que elas ganharam o prêmio e vão conhecer os Estados Unidos!
“Foi uma experiência fora da nossa zona de conforto, mas nos trouxe um sentimento de que é possível quebrar barreiras, explorar novas áreas do conhecimentos, novas ciências”, contou Larissa.
A competição
A competição Space Apps, organizada pela NASA desde 2012, já teve mais de 280.000 inscritos.
O desafio reúne programadores, cientistas,designers, criadores, construtores, tecnólogos e muito mais.
Os participantes, durante os dois dias de competição, têm que criar projetos com soluções inovadoras para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço.
Leia mais notícia boa:
- Cidade brasileira vai ganhar parque gigante com itens oficiais da NASA
- Nasa procura candidatos para participar de simulação de vida em Marte
- Nasa Descobre nova Super-Terra que pode ter água e ser habitável
Educação para além do currículo
As cinco alunas se conheceram no curso de aprendizagem da Firjan SENAI São Gonçalo e também fazem parte do programa Jovem Aprendiz da B Braun Brasil.
A criação de projetos e participação em diversas competições faz parte do programa.
“Celebro a conquista deste grupo de meninas aprendizes em nossa organização e destaco o quão importante é não nos limitarmos ao mero cumprimento de uma cota legal de aprendizes em nossa empresa. Estamos indo além, com educação de qualidade e apoio”, disse Cecília Melo, especialista em Responsabilidade Social da B.Braun Brasil.
Já para o instrutor da Firjan SENAI, Alan Pacheco, a oportunidade das meninas viveram uma experiência internacional, vai ajudar muito no currículo delas.
“É um grande feito! Essas competições são essenciais para os nossos estudantes, pois proporcionam experiências valiosas de aprendizado prático, estimulam a criatividade, promovem o trabalho em equipe e permitem aplicar habilidades teóricas em projetos reais”, destacou.
Com informações de Firjan Senai.