A campanha de vacinação contra a gripe, que tradicionalmente ocorre entre abril e maio, foi antecipada este ano para começar a partir do dia 25 de março em várias regiões do Brasil. A decisão foi tomada depois que foi constatado aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, contém três cepas de vírus em combinação para fornecer proteção contra as principais influenzas, sendo administrada em dose única anualmente. O governo federal espera imunizar 75 milhões de pessoas.
O Ministério da Saúde negociou a entrega antecipada das vacinas, que começarão a ser distribuídas no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. No Norte, a vacinação contra a influenza só vai começar no segundo semestre do ano, para se adequar ao período de inverno amazônico, época de maior circulação viral e transmissão da gripe na região.
Vacinação em crianças
Diferentemente dos adultos, as crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
O imunizante também pode ser administrado no mesmo momento que outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, como a da Covid-19.
Ler mais notícia boa
- Vacina contra dengue do Butantan tem dose única e eficácia de 79%, diz estudo
- Vacina inédita contra câncer de pele chega em 2025, afirma Moderna
- Vacina contra cocaína e crack da UFMG vence Prêmio Euro; € 500 mil
População protegida até o inverno
Segundo o Ministério da Saúde, essa antecipação da circulação de vírus respiratórios, em geral, está sendo observada desde o ano passado.
Em comunicado, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou a importância de antecipar a campanha para proteger especialmente os grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes, profissionais de saúde e educação.
Com a medida o governo quer garantir que a população esteja protegida antes da chegada do inverno.
Quem pode se vacinar?
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos
- Trabalhadores da Saúde
- Gestantes
- Puérperas
- Professores dos ensinos básico e superior
- Povos indígenas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Eficácia da vacinação
A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir a disseminação da doença e reduzir os casos graves durante o período de circulação viral.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que todo ano, entre 5% e 10% da população mundial é infectada pelo vírus da gripe, e até 650 mil pessoas morrem.
Os interessados em se vacinar devem buscar as unidades de saúde mais próximas e ficar atentos às datas de início da campanha em suas regiões.