A indústria automotiva está movimentada! A BYD, marca chinesa de veículos elétricos, deu o primeiro passo na construção da nova fábrica em Camaçari, na Bahia. A expectativa é iniciar a produção nacional no início de 2025 na nova instalação.
Com um investimento de R$ 3 bilhões, a empresa vai erguer uma estrutura do zero, em uma área que antes pertencia à Ford. Inicialmente, a BYD planeja produzir quatro modelos na nova unidade: os elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus, além do SUV híbrido Song Plus.
Segundo a empresa, R$ 290 milhões foram pagos ao governo da Bahia pela aquisição do complexo de 4,6 milhões de m², que promete gerar aproximadamente 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.
Produção nacional em 2025
Até o último trimestre de 2024, os veículos serão montados no Brasil a partir de peças importadas da China.
Em 2025, a BYD quer começar a produção nacional dos automóveis, como parte de um plano de nacionalização com previsão de cinco anos.
Isso significa que eles precisam atingir um índice de 70% de insumos nacionais, incluindo as baterias de lítio.
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Mãos à obra
Primeiro, a empresa vai construir 26 novas instalações, com galpões de produção, pistas de testes e outras estruturas, que vão ocupar uma área de aproximadamente 1 milhão de m².
Já as instalações antigas do complexo vão ficar para os fornecedores que contribuirão para a produção de partes e peças dos novos veículos.
Por questões logísticas, ainda tem outra negociação em andamento entre a BYD e o governo baiano, que envolve a possível operação do Porto de Aratu, conectado ao complexo.
Criação de centro de pesquisa
A BYD ainda quer criar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, com foco na inovação de um motor híbrido flex, capaz de combinar o etanol com o motor elétrico que equipará o Song Plus no próximo ano.
A expectativa é que essa nova fábrica não apenas atenda à demanda crescente por veículos elétricos, mas também se torne um polo de inovação na produção automotiva nacional.
Com informações do Auto Esporte.