Uma professora bolou um método genial para incentivar seus alunos na leitura: ela levou cachorrinhos para a sala de aula! Agora, os estudantes leem para os filhotinhos. Olha que bacana!
Brooke Hughes leciona na primeira série da Hanby Elementary School, em Delaware, Estados Unidos, há 12 anos. Na pandemia, ela começou a criar filhotes e viu os benefícios que os animais trazem.
Unindo o útil ao agradável, ela resolveu levar os animaizinhos para dentro da sala de aula. “Isso poderia dar muito apoio à saúde mental e à leitura, não só para os alunos, mas também para os funcionários”, contou.
Terapia com cachorrinhos
Quando os alunos voltaram para as salas, após a pandemia, Brooke viu o desempenho e o hábito dos pequenos com leitura cair bastante.
Ela então escreveu uma proposta para a direção da escola, o programa chamado “Foster Tales Puppy Therapy”.
“A diretora me deixou trazer três cachorrinhos por um dia para ver como foi e foi incrível. Os cachorrinhos levantam o ânimo de todos e, desde então, não passamos muitos dias sem cachorrinhos em nossa escola”, explicou.
Todos os bichinhos são cedidos pela ONG de resgate animal Rags 2 Riches Animal Rescue, da Pensilvânia.
Habilidades de leitura melhoraram
O programa foi implementado em janeiro de 2023 e os resultados vieram bem rapidinhos.
“Estamos coletando dados sobre as pontuações de leitura do outono à primavera, em comparação com outros anos onde não tivemos filhotes”, disse.
No período comparado, as pontuações de leitura dos alunos subiram quase 32%.
“A composição da minha turma foi muito semelhante e por isso estamos muito entusiasmados para ver os resultados finais. É principalmente uma prática extra porque eles estão ansiosos – eles querem ler e praticar, e isso é sempre aumenta as pontuações”, disse Brooke.
Além disso, a professora contou que mesmo as crianças que antes tinham dificuldade de leitura, agora mal esperam para poder ler para os cachorrinhos.
“Os cachorrinhos não se importam se você ficar preso em uma palavra. Eles não se importam se você tentar ler uma palavra por cinco minutos. Eles ficam felizes em sentar no seu colo. Então, tanta confiança veio do programa”.
Adoção e custos
O programa evoluiu e também conseguiu adoções para os filhotinhos.
Os alunos e pais se inscrevem para cuidar dos filhotes durante a semana e durante os fins de semana.
Todos os custos financeiros e de cuidados dos filhotes são custeados pela ONG.
Segundo Hughes, vários filhotinhos serão adotados ao longo do tempo.
Leia mais notícia boa
- Professora de matemática inova e consegue atrair alunos que faltavam às aulas
- Alunos fazem corredor de aplausos para professora querida que se aposentou
- Professora de 93 doa fortuna e paga mensalidades de todos os alunos de faculdade de Medicina
“Todos ganham”
A professora contou que não foram apenas os estudantes que se beneficiaram com a presença dos animais.
“Eu chamo isso de situação em que todos ganham, todos ganham… a equipe se beneficia […] os alunos se beneficiam ao aprender tantas habilidades para a vida, os cachorrinhos se beneficiam porque estão saindo do abrigo e sendo amados”, contou.
Para Tish Mayo, diretora do Rags 2 Riches Animal Rescue, a parceria foi incrível.
“Lembro-me de ver a empolgação nos olhos de Brooke quando discutimos o programa e seu potencial para ajudar as crianças e os cachorrinhos. Espero ver mais escolas se inspiraram na iniciativa”, concluiu.
Com informações de Good Morning America.