Com um espírito criativo e muito amor pelos bichinhos de pelúcia, Charlotte Liebling teve uma ideia genial: transformar ursinhos antigos em novos brinquedos sustentáveis. O projeto é chamado “Loved Before”, que em tradução livre significa “amado antes”.
Funciona assim: quem tem uma pelúcia amada em casa e tem que se desfazer dela, doa para a iniciativa. Eles até incentivam que os antigos donos escrevam um cartão contando a história do velho amigo.
Depois que são recebidos, os brinquedos são limpos e esterilizados. Eles fazem uma sessão de fotos da pelúcia e colocam nome e história de cada uma no site, onde são vendidas por valores simbólicos. Metade do lucro de cada brinquedo vai para a Instituição Make-A-Wish UK.
Como tudo começou
Quando trabalhava como voluntária em uma loja de caridade, Charlotte ficou chocada ao ver a quantidade de pelúcias que eram doadas, mas que acabariam virando brinquedos para cães ou jogados em aterros sanitários.
“Esses brinquedos adorados, muitas vezes entregues com lembranças queridas e significado sentimental, foram descuidadamente deixados de lado”, relatou no site da empresa.
Charlotte percebeu que essa prática não apenas desperdiçava recursos preciosos, mas também contribuía para a poluição do meio ambiente, já que os materiais sintéticos desses brinquedos levam centenas de anos para se decompor.
Em cada pelúcia, uma história
Cada pelúcia vem com um cartão impresso contando as aventuras do antigo dono e é embalada em materiais totalmente recicláveis e de origem sustentável.
Você encontra histórias como a do Hugh, um cachorro pug que tem “medo de gatos”, ou do Grover, um coelho cinza adoravelmente chamado de “Explorador Culinário” pela tendência a mergulhar o dedo do pé em vários alimentos.
Leia mais notícia boa
- Escola aceita plástico como pagamento e ensina crianças a reciclar
- Brasileiros transformam caixas e naylon de guarda-chuva em sacos de dormir
- Cientistas transformam pena de galinha em energia sustentável; acendeu lâmpada
Não arrumam “imperfeições”
Um detalhe especial: eles não consertam “imperfeições”.
Algumas pelúcias estão desgastadas, um pouco mais surradas ou com uma parte faltando, mas para a iniciativa, a beleza está exatamente em preservar a individualidade de cada um deles.
“Na Loved Before, celebramos o fato de que nossos brinquedos, sejam eles envelhecidos por um único dia ou amados há mais de 80 anos, já foram todos apreciados antes”.
Missão
Agora o objetivo dela é um: “salvar o mundo, um ursinho de cada vez”.
“Pretendemos demonstrar que, longe de perderem valor, esses brinquedos se tornam ainda mais preciosos com o amor e a vida que já experimentaram”, compartilhou.
Segundo Charlotte, já existem pelúcias suficientes no mundo para nunca mais ter que produzir outro.
Dá pra ver a pelúcia com o novo dono
No site, tem um fórum online onde novos proprietários podem compartilhar notas e fotos com as pelúcias.
Assim, os antigos donos conseguem ver como eles estão sendo amados em seus novos lares. Muito fofo, né?
Conquistou a internet
Esta missão – combinada com um negócio centrado na sustentabilidade – conquistou muitos fãs na web.
“Soluçando”, escreveu um internauta. “Meus bichinhos de pelúcia estavam lá para mim quando os adultos não estavam, então obrigado por salvar outros bichinhos de pelúcia!”
“Vindo de alguém que teve a coleção inteira jogada fora, isso significa muito”, acrescentou outra.
Te deu vontade de doar e ter um desses também ou foi só por aqui?