Só Notícia Boa
Comercial
Filhote de arara azul ameaçada de extinção nasce no Zoo de SP
19 de março de 2024
- Karen Belém
O Zoo de SP registrou o nascimento desse filhotinho de Arara-Azul-de-Lear, espécie ameaçada extinção. Qual será o nome dele? - Foto: reprodução/ Zoo São Paulo
O Zoo de SP registrou o nascimento desse filhotinho de Arara-Azul-de-Lear, espécie ameaçada extinção. Qual será o nome dele? - Foto: reprodução/ Zoo São Paulo

Um filhotinho de Arara-azul-de-Lea, espécie ameaçada de extinção, nasceu no Zoo de São Paulo e foi uma alegria só. A equipe registrou os primeiros momentos desse pequenino fora do ovo! (Veja o vídeo abaixo) 

Segundo o zoo, o lugar foi o primeiro no continente americano que obteve sucesso na reprodução do animal. Muito orgulho, né?

O próximo passo é determinar o sexo do filhote através de um exame de DNA. Enquanto isso, já surgem várias sugestões de nome para o novo membro. Já pensou em algum? 

Comercial

Riqueza brasileira 

A arara-azul-de-lear é nativa do Brasil, encontrada principalmente no nordeste da Bahia, em áreas de caatinga.

Infelizmente, estima-se que existam apenas 2 mil aves dessa espécie na natureza.

A ave está ameaçada principalmente em função do tráfico de animais e da destruição do habitat.

Tem um irmão 

O novo integrante do Zoológico é filho ou filha de Maria Clara e Francisco, um casal de araras que chegou ao Zoo em 2004 e 2006, respectivamente, após serem vítimas do tráfico de animais.

Esse filhotinho é irmão de Teobaldo, a primeira arara desta espécie a nascer no país, há oito anos, como parte de um programa de preservação.

Ler mais notícia boa 

Soltura Monitorada

No futuro, após avaliação técnica, os filhotes nascidos no Zoo podem ser candidatos ao Programa de Soltura Monitorada da Arara-Azul-de-Lear.

Esse programa é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Conservação da Arara-Azul-de-Lear.

A equipe é composta por profissionais de biologia que dedicam seus esforços à pesquisa e conservação da espécie na Caatinga.

19 araras da espécie na natureza 

Até 2019, apenas dois indivíduos da espécie sobreviviam no Boqueirão da Onça, na Bahia, após quase serem extintos na década de 90, principalmente devido ao tráfico ilegal.

Desde então, 19 araras foram reintroduzidas na natureza, sendo cinco provenientes do Zoológico de São Paulo.

Espera-se que novos indivíduos sejam introduzidos na região em breve, com três também originários do zoológico.

Veja o nascimento desse filhotinho fofo: 

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial