IA: Google abre programa de aceleração para startups brasileiras

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para IA: Google abre programa de aceleração para startups brasileiras
Com o programa da Google para startups brasileiras em IA, a companhia que colocar o país na rota da tecnologia mundial. - Foto: Google For Startups.

O Google anunciou um novo programa para incentivar a aceleração de startups brasileiras no ramo de Inteligência Artificial (IA).

Com o Brasil sendo o primeiro país a receber a novidade do Google for Startups, as empresas selecionadas vão receber mentorias com especialistas da gigantes de tecnologia.

Além disso, o Google disponibiliza uma plataforma para networking para que as startups interajam entre si. A companhia aproveitou o lançamento do programa para divulgar uma lista das primeiras startups que serão aceleradas. Entre eles estão a Easy B2B (SP), Nama (MG), Rocketmat (SP) e Tributei (AP).

Soluções de IA

O foco do programa é acelerar empresas que estão iniciando no mundo da IA.

Toda a iniciativa vai durar 10 semanas e começou no dia 23 de abril, indo até 25 de junho.

Durante o período, serão realizadas várias sessões online discutindo temas como Google Cloud, segurança, modernização de apps e aprendizado de máquina.

Com o programa, o Google quer colocar empresas em contato, abrindo portas para futuras colaborações e outras oportunidades de crescimento.

Brasil e IA

Segundo André Barrence, Head do Google for Startups na América Latina, a ideia não é só aumentar a capacidade das startups brasileiras, mas também colocar o Brasil no mapa da inovação em IA.

“Sabemos que a inteligência artificial está transformando o mundo dos negócios. Por isso, o AI Academy terá um papel importante para ajudar a equipar as startups brasileiras com ferramentas e conhecimentos que potencializam suas soluções de acordo com as necessidades de cada startup, promovendo inovação e competitividade no cenário global”, disse o Head.

Primeiras selecionadas

A gigante bigtech também tratou de, junto com o lançamento do programa, divulgar a lista das 10 primeiras startups que vão participar do programa.

Todas elas rodam suas infraestruturas de TI na nuvem do Google. Veja abaixo quais são elas!

  1. Advolve (SP)
  2. Beep Saúde (SP)
  3. Biti9 (RJ)
  4. Creators (SC)
  5. Easy B2B (SP)
  6. Merama (SP)
  7. Nama (MG)
  8. Rocketmat (SP)
  9. Tributei (AP)
  10. Twiggy (SP).

Outras inscrições

O Google tem investido pesadamente no Brasil, e segue com inscrições abertas para outras capacitações gratuitas.

A primeira delas é a Startup School, um treinamento de quatro semanas para ajudar startups a transformar negócios usando produtos e soluções de IA.

Outro programa da bigtech com inscrições abertas é o Imersão IA, um curso online para profissionais de tecnologia que querem aprender mais sobre a IA do Google, como a Gemini e o Google AI Studio.

Clique aqui para se inscrever!

Leia mais notícia boa

Centro de Engenharia em SP

Além de todas essas novidades, o Google vai contratar brasileiros para várias vagas abertas no Centro de Engenharia em São Paulo.

O local será inaugurado em 2026, mas a empresa já abriu processo de contratação. São oportunidades nas áreas de engenharia de software, segurança e ciência de dados.

Os contratados começam em outros escritórios do Google no país, como um em Belo Horizonte, e futuramente serão realocados para o Centro, em São Paulo (SP). As vagas estão disponíveis no site da companhia.

 

A gigante bigtech também vai contratar pessoas para o seu novo prédio, em São Paulo. Foto: Leandro Fonseca (Exame).

A gigante bigtech também vai contratar pessoas para o seu novo prédio, em São Paulo. Foto: Leandro Fonseca (Exame).

Com informações de Startups.