Nem todo herói usa capa! Um motorista age rápido e salva 12 crianças que ficaram presas em um ônibus escolar que foi levado pela enxurrada na cidade de Capinzal, Oeste de Santa Catarina (SC).
Já acostumado com o trajeto, Leomar Ribas foi surpreendido pela água que veio de uma ponte que caiu. Segundo o motorista, tudo aconteceu em questão de segundos e já não dava pra voltar mais.
Quando percebeu que a água continuava a subir e quebrar as janelas não era uma alternativa viável, ele optou pela saída de emergência no teto do veículo. “Eu verifiquei um lugar seguro para pular no seco. Os alunos foram saindo, fui pegando um por um, saindo em segurança, graças a Deus, e deu tudo certo”, disse Leomar em entrevista ao G1.
Ficaram abrigados na vizinhança
A foto que mostra o ônibus quase todo coberto pela água foi feita duas horas depois que os estudantes foram retirados, disse a secretária de Educação, Veranice Lovatel.
“Quando ele parou nesse ponto, a água ainda estava chegando no ônibus. Então ele parou para poder tirar os alunos, deixou o ônibus ali e seguiu por um outro acesso até o vizinho mais próximo”, explicou Lovatel.
As crianças foram acolhidas até que pudessem ser levadas para casa com segurança. É um alívio saber que todos ficaram bem!
Leia mais notícia boa
- Bombeiros e FAB fazem resgate de centenas de pessoas e animais da enchente no Sul, vídeo
- Pedro Scooby reúne amigos e viaja ao Sul para ajudar em resgates no RS
- Voluntários dão as mãos e fazem corrente humana para resgatar pessoas em barco no RS
Teve que ser rápido
Os estudantes tinham entre 12 e 15 anos.
Leomar atribui a capacidade de agir rapidamente à formação que recebeu em cursos de situações de emergência e primeiros socorros.
“Ali, era pensar rápido e agir porque na verdade foram poucos minutos ali, depois a água tomou conta. Se demorasse, não conseguia sair mais”, contou.
O sul precisa da sua ajuda!
Assim como Capinzal em SC, as chuvas no Sul do Brasil têm causado impactos significativos, especialmente no Rio Grande do Sul, onde 364 dos 497 municípios foram afetados.
Para ajudar, nós do Só Notícia Boa e do Só Vaquinha Boa, juntamente do servidor público Kaká D’Ávila, entramos na missão de levar milhares de cestas básicas para as famílias atingidas.
Mas para isso contamos com o seu apoio. Vamos nos unir! O RS precisa de todos nós!
Já foram mais de 5 toneladas de alimentos e roupas entregues, mas nossa meta é que chegue muito mais.
Você pode doar qualquer valor no Pix:
ajudars@sovaquinhaboa.com.br
ou pelo site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui.
Com informações do G1.